terça-feira, 25 de maio de 2010

AGENDA JUNHO 2010

Meditação do Mês:

Meditação para manejar o stress

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asanas ou kriyas, que podem ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas. A prática de kundalini yoga é precedida por dois mantras: Ong namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes, veja música no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0&feature=related). Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se a prática cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Meditação para manejar o stress

Iniciamos a prática com as mão unidas no centro do peito, olhos fechados e fazendo 3 a 11 minutos de Agni Pranayama (respiração de fogo). Para finalizar, inspirar e reter o ar com a contração inferior (mulabandha) por 10 segundos.

Após essa primeira etapa damos início à meditação propriamente dita.

Postuta e Mudra: Coluna alinhada e polegares juntos com os demais dedos fechados em direção ao centro das palmas. O mudra deve ficar entre a região do coração e o umbigo.

Posição dos olhos: Focar os olhos na ponta do nariz.

Respiração e Mantra: Inspirar em 4 partes e na expiração cantar wahey guru wahey wahey wahey guru 4 vezes (pronuncia-se uarrei guru uarrei uarrei uarrei guru) Mantenha-se com os sentidos abertos durante a prática, mantenha o foco.

Assista ao vídeo com a meditação no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=yUves3x1mZ8&feature=related

Satsanga QUANDO: No dia 26 de JUNHO, Sábado, 16:00 horas.

No dia 26 de JUNHO, sábado, às 16:00 horas, estaremos assistindo ao documentário sobre a História da Índia e depois do filme daremos seqüência com o canto de Mantras. A palavra Satsanga significa comunidade dos buscadores da verdade. Todas as pessoas interessadas no Yoga e filosofia indiana, assim como nos Mantras, encontram-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes pode lhes proporcionar insights que ajudam a progredir e aprofundar seus conhecimentos.

Video Yoga

Sessão de cinema dia 26 de JUNHO, Sábado, às 16:00 horas

Estaremos assistindo uma parte do documentário em seis capítulos sobre a tradição cultural e religiosa indiana: “História da India”. Assistiremos mais dois capítulos. O documentário foi produzido pela BBC, da Inglaterra, e conta com a participação de Michael Wood (2007). Nessa recente série "A História da Índia", Michael Wood explora os locais antigos que ajudaram a moldar a história e a cultura do Sul da Índia. Junte-se a elee explore seis lugares surpreendentes, incluindo Patna, que já foi uma vez a maior cidade na Terra; Madurai, uma cidade que tem existido continuamente desde o primeiro milênio a.C., e sinta o coração do comércio da Índia, especiarias e histórias.

Novos textos

Conheça Mais Sobre filosofia e espiritualidade indiana

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores . Este Mês, otexto é o Vocabulário de todos os termos em sânscrito que aparecem nos Yoga-Sutra de Patañjali, em português, por Roberto de A. Martins.Esse vocabulário esclarece o significado de todas as palavras dessa obra fundamental do Yoga tradicional indiano, e é de grande utilidade para os que querem se aprofundar no estudo dessa tradição do Yoga.

Este e outros textos estão disponíveis na biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi: http://www.yogadevi.org/textos.html

Palestras, cursos e Eventos
Nos dias 03, 04, 05 e 06 de Junho

CORPUS CHRISTI Em junho teremos, no Feriado de Corpus Christi, um Retiro nas montanhas:

Retiro de Yoga e Stress: Transformando Stress em Vitalidade.

Veja mais informações aqui:

http://www.yogadevi.org/retiro1.html

Leitura:

AS VIRTUDES DO YOGA.

Antigos ensinamentos para esta época de crise global Autor: Georg Feuerstein São Paulo: Editora Pensamento, 2009

Este livro esclarece o que significa a moralidade e a maturidade em termos tradicionais yogues e no contexto da cultura contemporânea. Feuerstein mostra que os ensinamentos antigos do Yoga têm uma relevância singular em nossa época de crise global. Ao mesmo tempo, ele oferece uma crítica vigorosa ao movimento contemporâneo do Yoga. Esta obra, repleta de revelações surpreendentes, é leitura obrigatória a todos que aspiram à compreensão ou prática do autêntico Yoga.

Milhões de pessoas praticam Yoga pensando apenas em seus benefícios físicos, como melhorar a saúde e ter um corpo mais bonito. No entanto, o Yoga indiano original tinha outros objetivos e se preocupava com aspectos como ética. O Yoga é uma tradição espiritual preocupada com o desenvolvimento pessoal e tem o fim último de uma auto-transcendência. De acordo com Georg Feuerstein, é impossível ser um bom yogi ou yogini sem ser também uma indivíduo moralmente maduro.

Neste livro, Feuerstein chama a atenção para essa outra dimensão do Yoga. "Todo Yoga genuíno é construído sobre a base firme de uma moralidade integral. É impossível ser um bom yoqin ou yogini sem ser também um indivíduo maduro em termos morais." No entanto, o tipo de ética ou moralidade do antigo Yoga tem características muito especiais, que Feuerstein apresenta seguindo a tradição dos Yoga-Sutra de Patañjali. Segundo essa antiga abordagem, um dos aspectos essenciais do Yoga é constituído por proibições e obrigações que possuem aspectos éticos, como ser autêntico (não mentir), não praticar violência, não se apropriar do que pertence aos outros, contentar-se com o que é necessário, e castidade. Pode-se pensar que essas virtudes antigas já não têm sentido no século XXI, mas Feuerstein procura mostrar como esses princípios morais são importantes no nosso mundo atual.

O autor do livro, Georg Feuerstein, é doutor em História da Religião, internacionamente conhecido por seus estudos sobre a tradição do Yoga. É autor da premiada "Enciclopédia de Yoga" e de várias outras obras, entre elas "A Tradição do Yoga". Em 2004 Feuerstein se mudou dos Estados Unicos para o Canadá e passou a se dedicar também a questões ambientais, tendo recentemente escrito a respeito do "Yoga Verde" como um dos caminhos para a solução das crises contemporâneas.

Shakti - A Grande Deusa

No dia 25 de Junho, às 19:30 horas, teremos nosso primeiro encontro sobre a Shakti (a Grande Deusa indiana) no Espaço Shri Yoga Devi. Começaremos por apresentar a Shakti e seus aspectos mais conhecidos, as várias faces de Devi, "a Grande Deusa", com apresentação de textos e mantras. Veremos também o cronograma para os próximos encontros.

O espaço de yoga Shri Yoga Devi foi concebido com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Shakti, sobre o aspecto feminino da Divindade: http://www.yogadevi.org/shakti.html

Meditação da Lua Cheia:

Dia 26 de JUNHO, sabádo. Faremos a meditação da lua cheia no satsanga. Se tivermos um grupo de no minímo 11 pessoas faremos o circulo de cura de kundalini yoga. Trata-se de uma meditação que deve ser feita apenas na lua cheia.

Faremos nosso encontro aqui mesmo no Espaço Shri Yoga Devi. Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: http://www.yogadevi.org/agenda.html

Um comentário:

  1. Voce é de Pura Luz!
    Nem imaginas o bem que me fizestes, toco Tambura tb, e me encontrei aqui...bjs

    ResponderExcluir