terça-feira, 25 de maio de 2010

STRESS E YOGA

Stress e Yoga

A vida moderna envolve correrias contra o tempo, pressões e frustrações. Em outras palavras, é estressante. A pressa para cumprir prazos, ficar parado no trânsito, discutir com seu parceiro - todas estas situações podem fazer com que seu corpo reaja como se estivesse enfrentando uma ameaça física. Resumindo: o stress é uma resposta física e emocional a uma situação específica.

A definição comum para stress é “força ou influência coercitiva”. Na engenharia é a “força externa exercida sobre um corpo que tende a tencionar ou distorcer sua forma”. Neste sentido, stress significa a pressão que a vida exerce sobre nós e a maneira como essa pressão nos faz sentir e atuar. Demasiado stress sem ser processado nos “deforma”. Perdemos nossa forma, nosso foco e nosso sentido de ser. Sentimos essa tensão diante das mudanças, quando nossos recursos internos são insuficientes ou estão inibidos e não podemos responder ao desafio efetivamente.

O termo stress se refere também aos sintomas e sentimentos internos que acompanham o processo: fadiga, cansaço, sobrecarga, arritmia, etc.

O stress pode ser agudo ou crônico. Se o seu nível de stress é quase sempre alto, você pode ficar vulnerável a problemas de saúde letais. Ainda bem que é possível desenvolver habilidades para evitar algumas causas de stress e limitar o efeito de outras...

O stress é uma reação a um fato, e não o fato em si mesmo. Muitas vezes chamamos esta reação de “lutar ou fugir”, e ela se dá automaticamente quando você se sente ameaçado. A ameaça pode ser qualquer situação que você ache perigosa, mesmo que não o seja de fato. Por isso, a forma como percebemos as coisas é tão importante.

O nosso corpo, quando se sente em perigo, responde liberando hormônios para a corrente sanguínea - entre eles, a adrenalina e o cortisol. Estes hormônios ajudam na concentração, fazendo nossos reflexos ficarem mais rápidos e aumentam nossa força e agilidade. Simultaneamente, a freqüência cardíaca e a pressão arterial aumentam, já que mais sangue está sendo bombeado pelo organismo. Isto prepara o corpo para fazer o que for necessário para se adaptar e sobreviver. É o que chamamos de "resposta ao stress".

Nem todo stress é ruim . Ele pode ser positivo quando produz energia direcionada ao crescimento, à ação e a mudança, como o stress associado à espera do nascimento de uma criança ou, por exemplo, a uma promoção no trabalho. Ainda assim, quando o stress é excessivo, dura muito ou está relacionado a experiências negativas, pode ser prejudicial à saúde.

Embora você não possa evitar o stress totalmente, pode aprender a administrá-lo com maior eficiência, pode aprender estratégias para transformá-lo em uma força positiva na sua vida. As recompensas incluem menos cansaço, maior tranqüilidade mental e, possivelmente, uma vida mais longa e saudável.

Yogue Bajhan, que divulgou no ocidente o método de Kundalini Yoga, orientou para que reconheçamos a realidade do stress e, a praticar disciplinas que cultivem nossa vitalidade interna e, assim contrapor aos estressores nas nossas vidas.

A vitalidade é uma propriedade da consciência, é a inteligência de nosso corpo e de nossa mente. Quando a ignoramos, isso é para nosso próprio prejuízo. Ele nos aconselhou a nos rendermos à nossa consciência, à disciplina de nossa alma, a honrar e otimizar a arte do relaxamento, cultivar nossas reservas de vitalidade e a aprender a reconhecer e a transformar o stress.

Os kriyas e as meditações de Kundalini Yoga aumentam a vitalidade, desenvolvem gradualmente a energia no nosso sistema, fazendo a energia que já possuímos circular ou liberar o corpo dos bloqueios que nos separam de nossa própria vitalidade e energia. O objetivo é usar a energia que esta sempre conosco de forma natural.

A vitalidade se expressa no fluxo da vida e em nosso sentido intuitivo que nos guia para atuar, podemos fazer certas coisas simples por um curto período de tempo e obter efeitos profundos. Para isso os kriyas atuam liberando a energia e distribuindo para todo o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário