segunda-feira, 1 de março de 2010

Naad Yoga

NAAD YOGA

A palavra sânscrita "naad" (com "a" longo), pronunciada "naad" em hindi, significa vibração ou som. Na filosofia indiana, o universo foi criado através do som, que tem um significado místico muito importante. No yoga, "naad" representa especialmente certos sons como a vibração da sílaba sagrada OM. O uso de sons (através de mantras) e sua percepção em estado meditativo são técnicas extremamente importantes, no Yoga.

Naad é o som corrente inerente ao ritmo e a música, ou seja, música e ritmos transmitem o Naad. Naad é o som básico para todas as linguagens através de todos os tempos, é um som que vem de uma fonte única chamada de som corrente. Naad significa comunicação, harmonia, um processo de harmonia através do qual o ADD, o infinito, pode ser experimentado. O ADD resultou o NAAD, e através desse NAAD, nós experimentamos o ADD.

O Naad Yoga, assim como a Kundalini Yoga, é uma ciência e arte antiga do Yoga. É uma forma especial de Yoga que utiliza cânticos ou mantras. A prática consiste na emissão de sons específicos, geralmente enquanto está se exercitando e meditando. Contudo o Naad Yoga é diferente das outras formas de Mantra Yoga, porque nele se emprega uma canção formada, exclusivamente, de sons “primitivos” – os quais são considerados os mais básicos e principais da fala humana, e que os mestres yogues acreditam ressoar através do cosmos. O mais conhecido desses sons originais é Om, ou Aum.

Os sons primitivos revigoram as glândulas endócrinas e o cérebro por meio das correntes de vibrações. Sons primitivos utilizados em práticas de Naad Yoga na Kundalini Yoga são:

Sa Ta Na Ma (estrutura: 5 sons – sa ta na ma + “aa”)

Saa Ray Gaa Maa Paadhaa Nee (a base: sete sons escala musical)

Raa Maa Dhaa Saa (4 sons: saúde, vida, linha de arco)

Saa Say So Hung (4 sons: corpo sutil, éter)

Wahey Guru (êxtase na Luz de Deus/Guru)

Na Universidade do Arizona foi realizado um experimento sobre o efeito das correntes de sons, e, utilizando um equipamento de PET que registra as atividades de um isótopo de glicose, um pesquisador buscava mudanças na função cerebral de um indivíduo que entoava mantras primitivos da Naad Yoga, tais como SA TA NA MA e WAHEY GURU. O equipamento registrou uma grande mudança em função do cântico. Nesse momento, as principais atividades do cérebro se transferiram do hemisfério esquerdo para o direito, na região frontal e parietal. Essa mudança estabelece uma grande melhora de humor e uma vivacidade maior. Outra pesquisa revelou que o cântico dos sons primitivos estimula o nervo vago (grande nervo craniano que percorre as áreas torácica e abdominal, inervando o coração, pulmões, região intestinal e musculatura dorsal) que supre as fibras motoras e sensitivas que regulam as secreções gástricas e pancreáticas e também leva consigo as fibras nervosas inibidoras que servem o coração. Este nervo é considerado por muitos anatomistas o mais importante nervo do corpo e é de se esperar que ele seja estimulado pelo cântico, porque atravessa a laringe, ou caixa de fonação.

Outra informação extremamente importante é que, segundo a medicina oriental, existem 72 meridianos de energia que fluem pelo corpo, e que ao longo desses meridianos existem pontos reflexos, que são pontos de acessibilidade, portas para que interferências possam ocorrer no meridiano. Sabe-se que 84 desses pontos reflexos estão localizados no palato superior da boca. Acredita-se que entoar sons primitivos estimula os pontos reflexos na boca e muda, sutilmente, a vibração dos meridianos de energia sobre o qual os pontos reflexos repousam. A língua atinge diretamente muitos dos pontos reflexos, durante a prática de Naad Yoga.

Outro efeito benéfico é que a prática da Naad Yoga silencia o diálogo interior e dá à sua mente momentos de Paz. O poeta Alfred Lord Tennyson, que praticava o mantra yoga, descreveu da seguinte forma o efeito de entoar um simples mantra: “A individualidade parecia se dissolver e desfalecer num ser ilimitado, e esse não é um estado de confusão, mas o estado mais lúcido do que já é claro, o mais seguro do que já é garantido, o mais estranho do que já é misterioso, absolutamente indescritível – onde a morte era quase uma impossibilidade visível.”

Os efeitos dos cânticos e mantras não costuma ser tão radical, mas quase sempre “desligam” suas preocupações e reduzem o estresse, simplesmente porque sua mente está ocupada com o mantra.

A ciência de Naad trabalha através do movimento da língua na boca, através da linguagem e da química do cérebro, atuando e alterando a composição química do fluido neurotransmissor (fluidos cerebrais) resultando em aumento da energia, saúde e força.

No cérebro as mensagens são transmitidas muito rapidamente para cada parte através dos fluidos, chamados NAAD NAMODAM RASAA. Naad significa comunicação, Namodam significa endereçar e Rasaa significa solução, suco ou essência. O estado de nossas mentes, nossas personalidades e nosso poder de projeção de nossos verdadeiros modos de Ser são modificado através da solução de comunicação, através de todos esses fluidos hormonais.

Uma forma de potencializar a prática de Naad é a utilização combinada de respiração (pranayamas) com mantras, shabads, músicas e ritmo.

Bibliografia:

Apostilar curso de formação de Instrutores de Kundalini Yoga

Khalsa,Dr. Dharma Singh. A Longevidade do Cerebro, Ed Objetiva.

Um comentário: