segunda-feira, 1 de março de 2010

YOGA E A LONGEVIDADE DO CÉREBRO

YOGA E A LONGEVIDADE DO CÉREBRO
Como todos os seres humanos – e como toda a matéria do Universo – você é fisicamente composto de elétrons, prótons e nêutrons, os quais estão se movendo constante e consistentemente dentro de seus 30 trilhões de células. Seu corpo é, na verdade, 30 trilhões de “células dançantes de luz”.

Você pode aproveitar com mais eficiência esse potencial de energia que possui ao praticar certas séries de exercício mente-corpo (Yoga). Esses exercícios empregam contrações musculares especificas, técnicas de respiração, posturas de corpo para canalizar energia e mantras com “sons primitivos”. Os exercícios mente-corpo estimulam a saúde e a regeneração, não apenas no nível macroscópico, como também no nível celular, além de enviar quantidades enormes de energia para o cérebro e sistema nervoso e endócrino e ainda, capacitá-lo a usar essa energia com mais eficiência. Desse modo, eles o ajudam a funcionar num nível consistentemente alto, sem exaurir sua mente e seu corpo.

Há mais de 30 anos o Dr. Dharma Singh Khalsa vêm estudando mais de 1.000 exercícios de yoga e destes selecionou cerca de 40 utilizados na prática de Kundalini Yoga, que foram especificamente desenvolvidos para estimular a função cognitiva. Cada um deles faz parte de um kriya, nome dado ao conjunto de exercícios que vêm sendo testados e empregados por professores de Kundalini Yoga. Um kriya é uma combinação de movimento, respiração, postura, mantra e posicionamento dos dedos das mãos (esse conceito de kriya é o utilizado na Kundalini Yoga). Cada kriya é elaborado para aumentar o fluxo de sangue e energia que vai para o cérebro, o sistema nervoso e determinadas glândulas do sistema endócrino.

O fluxo sanguíneo, quando aumentado, tem grande efeito. Ele dá um imediato dinamismo à função cognitiva, ao suprir quantidades abundantes de oxigênio e glicose, assim como prolonga a saúde do cérebro, intensificando o metabolismo neuronal.

A técnica principal adotado pelo Dr. Khalsa é a Kundalini Yoga, e ele explica que as contrações (“bandhas”) utilizadas na prática canalizam o fluxo sanguíneo para o cérebro e para o sistema endócrino, e toda a energia gerada na prática dos exercícios mente-corpo canalizam mais energia vital para o corpo, aumentam a energia bioelétrica e fortalecem os neurônios. Tomando por base sua própria experiência clínica e extensas pesquisas realizadas por outros, o Dr. Khalsa passou a acreditar que os exercícios podem ter influência específica sobre a bioquímica cerebral, eles são um elemento singular na ciência da regeneração cerebral. Isso ocorre, parcialmente, devido aos efeitos do exercícios sobre o fluxo sangue e energia para o cérebro, e também sobre a liberação de substâncias específicas do cérebro como os neuropeptídios e neurotransmissores. Há mais de 100 neuropeptídios e hormônios neurais no cérebro, e cada um tem uma influência profunda e específica no humor e na emoção. Certos neuropeptídios, por exemplo, estão associados ao ódio, e outros ao medo, ao amor, e à felicidade.

O programa de longevidade cerebral do Dr. Dharma é composto por exercícios e meditações da Kundalini Yoga, por uma dieta cuidadosamente balanceada e a prática de Naad Yoga. Em sua experiência ele assegura que os exercícios mente-corpo são capazes de equilibrar e estimular a energia do corpo, cérebro e sistemas nervoso e endócrino, ajudam a equilibrar a bioquímica cerebral, estimular a função cognitiva e promover um estado de humor estável e positivo.

LONGEVIDADE DO CÉREBRO

(Texto extraído do site : http://corpo-saude.wmnett.com.br/cerebro-longevidade.html)

Um fato foi ignorado pelos pesquisadores na área de neurologia durante anos, enquanto se esforçaram para encontrar uma "bala mágica" que iria reverter a doença de Alzheimer. Agora, estudos recentes mostram uma correlação positiva entre a vitamina E e o retardamento do declínio cognitivo em pacientes com Alzheimer moderado. Existem muitos pesquisadores dizendo que o reforço global da saúde do cérebro pode ser um dos fatores-chave na manutenção de níveis ótimos de funcionamento do cérebro à medida que envelhecemos.

Faz sentido então um programa de estilo de vida que tenha como meta a longevidade cerebral e que seja eficaz para nutrir o cérebro em cada nível. Modificações do estilo de vida já provaram ser eficazes para ajudar pacientes que sofrem das três maiores causas de morte de pessoas no mundo: doenças cardíacas, câncer e derrames.

É extremamente importante obtermos informações para que possamos evitar o holocausto potencial de degeneração cerebral em números surpreendentes, pois a expectativa de vida da população mundial cresce com o passar dos anos e garantir uma qualidade de vida é tudo que esperamos e buscamos.

É imprescindível ajudar as pessoas para reduzir a perda de memória associada a idades mais avançadas. Pesquisas demonstram que 15% das pessoas que pensavam ter um distúrbio benigno, progridem para um quadro de demência real. Se pudermos prevenir, talvez nós possamos limitar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento; em vez de entrar numa espiral de degeneração a cada ano que passa, podemos entrar em um ciclo de regeneração e ajudar para que estas pessoas contribuam com sabedoria às gerações que se seguem.

Dicas para um programa de longevidade do cérebro:

1) A primeira dica é a alteração nutricional, incluindo de 1 a 20% de gordura na dieta e de suplementos especiais. Um Programa de Longevidade do cérebro tem que ter um cardápio vegetariano? A resposta é não. As pessoas simplesmente têm de se afastar do que costumava ser chamado de uma dieta rica em gorduras saturadas, alimentos ricos em colesterol, como carne e ovos. Pode haver adição de peito de frango, peixe e produtos de proteína não-animal, como o tofu. Certos peixes são especialmente bons para o cérebro. Estes peixes incluem salmão, atum, truta, cavala e sardinha. No que diz respeito à suplementação, o mais importante são as vitaminas do complexo B para repor a energia, 50 mg por dia de vitamina E, 400-800 UI ao dia para ação anti-oxidante, coenzima Q-10, 100 mg por dia, por seu efeitos neuro-protetores, a erva Gingko Biloba, 120 mg por dia para aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Há um composto relativamente novo, específico para o cérebro, com o nome científico de Phosphatidylserine, tomado em doses de 200-300 mg por dia, que é o tema de muitos estudos em todo o mundo, mostrando que melhora a atenção, concentração, memória de curto prazo e dá um efeito de proteção contra produtos químicos de estresse. Isto é extremamente importante e leva a segunda dica de um programa de longevidade do cérebro.

2) A segunda dica é a gestão de estresse. É crucial porque o estresse crônico desequilibra e provoca elevação do hormônio cortisol. O cortisol tem um efeito tóxico sobre o centro de memória do cérebro e pode causar perda de memória. A ferramenta de gerenciamento de estresse através da meditação reduz o cortisol e aumenta em muitos aspectos a função mental. Massagens guiadas por imagens mentais positivas também têm obtido sucesso para reduzir níveis de cortisol no sangue.

3) O exercício é a terceira dica, e deve ser dividido em três partes: exercício mental, exercício físico e exercício da mente /corpo:

3.a-) Exercício Mental - Em nenhum lugar se aplica mais o velho ditado do que no cérebro: "Use-o ou perca-o". Na verdade, Einstein tinha um cérebro razoavelmente normal quando se tratava de seus neurônios. Entretanto, o que era extremamente incomum foi a estrutura de seu cérebro, rica em apoio de células. Ou seja de tanto exercitá-lo o manteve saudável.

3.b-) Condicionamento aeróbico melhora a função mental, de 20 a 30%. Portanto, recomenda-se tais práticas a pessoas que possam praticar este tipo de exercício, o máximo possível.

3.c) A antiga arte de regeneração do cérebro, e de espírito inovador, inclui não só exercícios de corpo, como a prática de yoga e meditação avançada, que são importantes para reforçar a energia global do cérebro.

4) Um dos fármacos utilizados na atualidade para ajudar a regenerar as células cerebrais é L-Deprenyl citrato. Deprenyl é um medicamento que foi estudado para aumentar a longevidade em animais e aumento de compostos bioquímicos no cérebro. Em estudos recentes de pacientes com doença de Alzheimer moderada, Deprenyl melhorou a atenção, memória, fluência verbal e comportamento. Como Deprenyl pode retardar o declínio na cognição é um componente importante para aqueles que apresentam alguma forma de envelhecimento do cérebro. Tal como acontece com todos os medicamentos, há relatos de efeitos colaterais e contra-indicações. Os efeitos secundários associados com Deprenyl podem incluir ansiedade e insônia, se a dose é muito alta. Pode ser contra-indicado em doentes que tomam anti-depressivos como o Prozac, e naqueles indivíduos que sofrem de doenças cardíacas. Deprenyl só devem ser prescritos e tomados sob a supervisão do seu médico.

Bibliografia: Khalsa, Dharma Singh & Stauth, Cameron. Brain longevity: The breakthrough medical program that improves your mind and memory. New York: Warner Books, 1997.

2 comentários:

  1. Nossa! Eu adorei o site! E vim aqui seguir esse blog! Gostei mesmo! Achei muitas informações que eu precisava, pois sou professora de Hatha Yoga. Que bom que existe gente dedicada como vc! Obrigada! Se puder dê uma passadinha no meu blog! Eu falo sobre Movimento Consciente!

    ResponderExcluir
  2. Muitoooo bom!Encontrei varias informações que precisava..

    Parabéns
    Magali

    ResponderExcluir