segunda-feira, 1 de março de 2010

AGENDA MARÇO 2010 DO ESPAÇO SHRI YOGA DEVI

.
AGENDA:

* dia 12/03, sexta-feira, às 19:30 horas: Aula especial sobre Yoga do Som

* dia 19/03, sexta-feira, às 19 horas: Video-Yoga com o filme "Devi, Índia Divina"

* dia 20/03, sábado, às 16:30 horas: Kriya Yoga Satsanga

* dia 29/03, segunda-feira, às 20:30: Meditação da Lua Cheia

.

MEDITAÇÃO DO MÊS

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asana ou kriya, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas. A prática de kundalini yoga é precedida por dois mantras; Ong namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes, veja música no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0 ). Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc) e finaliza-se cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Estamos orientando práticas para trabalhar o número três, o Chakra do Umbigo, a mente positiva, todas voltadas para promover equilíbrio e fortalecimento para o ano de 2010. Veja o texto sobre a numerologia para este ano, postado aqui no blog em Janeiro.

Neste mês: indicamos a prática de asanas que beneficiam e ajustam o 3º chakra.

Peça orientação ao seu professor, não realize nenhuma prática sem uma preparação e aquecimento do corpo.

1. Ustrasana. Postura do Camelo.

Este é um exercício feito em muitos nabhi kriya. É uma excelente prática por si só.Depois de fazer este asana lembre-se de equilibrar seus músculos das costas, se você os sentir tensos, flexionando o tronco à frente e segurando os dedos dos pés por poucos minutos. Você precisa prepara-se para este exercício, fazendo vários “sit up” (levantar e sentar sob os calcanhares) com respiração profunda. Sente-se sobre os calcanhares e joelhos. Agarre os calcanhares com as mãos. Arqueio o quadril para cima e para frente, deixando a cabeça cair para trás. Faça respirações de fogo (agni pranayamas) por um ou três minutos e, então, inspire, retenha a respiração por poucos segundos, expire e lentamente abaixe-se. Há muitas variações para este asana. Você pode realiza-lo com respirações longas e profundas. Pode ser feitos com as mãos na cintura ou apoiando-as nas costas. Pode ser feito com o pescoço erguido, olhando em direção ao ponto do umbigo. Aumente o tempo e permanência na postura a cada dia.

2. Dhanurasana: Postura do Arco.

Deitado sobre o estomago, agarre os tornozelos e arqueie-se para cima como um arco. Olhe em direção ao céu. Role para trás e para frente sobre o estômago, enquanto segura os tornoze-los. Inspire atrás, expire na frente. Pratique por dois minutos.

3. Relaxe em shavasana (deitado em decúbito dorsal) por alguns minutos.

BOA PRÁTICA!!! SaaaaaaaT Naaammm

.

YOGA DO SOM

Neste mês, a aula de Yoga do Som, no espaço Shri Yoga Devi, será no dia 12 de Março, sexta-feira, às 19 horas. Pede-se de cada participante a contribuição de R$15,00. Cada aula mensal tem um formato e práticas diferentes.

As aulas de Yoga do Som compreendem a prática de algumas asanas (posturas), meditações com mantras, canto das vogais, canto de mantras e meditações com o som sagrado do gongo e de tigelas. "Tudo que existe no Universo é Vibração e Som, o mundo é som, é ritmo, é vibração e o nosso corpo também". O trabalho com o som permite a purificação dos nadís e chakras do corpo, limpeza da memória celular e a elevação da consciência e do nível vibratório do Ser. A abertura do chakra do coração e a conexão com a Alma. Transformação e limpeza dos sentimentos e pensamentos bloqueados, tais como os medos, sentimentos de tristeza, raiva, depressão etc., transformando tudo isso em alegria e paz.

.

SADHANA

Não teremos a Sadhana de Kundalini Yoga no mês de Março, no espaço Shri Yoga Devi.

A Sadhana é indicada para praticantes de Kundalini Yoga ou que já tenha participado de uma sadhana.

Recitamos o Jap Ji, depois fazemos um aquecimento seguido de um Kriya da Kundalini Yoga. Feito isto, daremos uma pausa para o relaxamento, seguido de uma meditação com sete mantras e duração de uma hora. Mas há várias possibilidades e variações de Sadhana, de acordo com a disponibilidade, tempo, e meditação de interesse especifico do praticante.

Indicamos vestir roupas leves de algodão e utilizar alguma coisa para cobrir a cabeça. Ligue para saber mais informações.

.

SATSANGA

No dia 20 de Março, sábado, às 16:30 horas, estamos disponibilizando o espaço Shri Yoga Devi para um Kriya Yoga Satsanga.

A palavra Satsanga significa comunidade dos buscadores da verdade. O praticante de Kriya Yoga encontra-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes anima a pessoa e lhe proporciona insights que a ajudam a progredir.

Programação: Faremos a prática do dia; tiraremos dúvidas sobre a prática; discutiremos um programa de estudos e práticas; realizaremos Bhakti Yoga (prática devocional)... e muito mais.

.

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia deste mês será no dia 29 de Março. Faremos nosso encontro aqui mesmo no espaço às 20:30 hs, após a aula de Kundalini Yoga. Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: . http://www.yogadevi.org/agenda.html

.

.

VIDEO YOGA: Filme do Mês

Em fevereiro, a sessão de Video Yoga do espaço Shri Yoga Devi apresentará o documentário "Devi Índia Divina". A apresentação de VideoYoga será no dia 19 de março, sexta feira, às 19 horas.

É um documentário de 55 min realizado em 2008 em Kerala – sul da Índia, pela produtora, escritora e jornalista brasileira Carina Bini Palackapilly, e pelo músico indiano Ananda Jyothi. O filme mostra a tradição de culto às Devis (Deusas), e ao feminino. Apresenta formas de arte tradicionais da região e festivais religiosos inéditos dedicados às deusas.

A cultura das mulheres indianas e o culto à deusa Shakti, que representa a energia feminina, são apresentados no documentário, a obra faz uma homenagem ao universo feminino, e conta através dele a religiosidade e a divisão de castas no país oriental. Além disso, o filme também apresenta ao público ocidental algumas cerimônias tradicionais pouco conhecidas fora da Índia, como o teatro Kuttiyattam, antigas artes marciais e o festival religioso Bharani, que nunca foi apresentado antes fora do país. Pode-se assistir pelo YouTube a uma amostra curta de imagens deste filme:

http://www.youtube.com/watch?v=OLf-nTBIWeA

.

LIVRO DO MÊS:

Longevidade do Cérebro

Dharma Singh Khalsa, Editora Objetiva.

Quando a memória começa a falhar, é hora de prestar atenção ao que está acontecendo com o nosso cérebro. É possível deter os efeitos de seu envelhecimento através de um programa de normas alimentares, exercícios e meditação. É o que nos ensina Dr. Dharma Singh Khalsa no revolucionário "A Longevidade do Cérebro. Um programa revolucionário para melhorar a mente e a memória".

Contrariando o ponto de vista da medicina tradicional, o autor revela neste livro que é possível evitar doenças como a senilidade e o mal de Alzheimer, bem como minimizar seu desenvolvimento quando estes problemas já se manifestaram. Numa pesquisa inédita, ele mostra de que modo podemos fortalecer nosso cérebro, recuperando a concentração, energia e a capacidade de aprendizado. Partindo de suas descobertas sobre o hormônio cortisol, Dr. Khalsa comprova que ele acelera o envelhecimento da mente e mostra como combater seus efeitos. Fala sobre a antiga arte de regeneração do cérebro, e de espírito por meio de exercícios de corpo, com a prática de yoga e meditação avançada, para reforçar a energia global do cérebro.

Dharma Singh Khalsa é formado pela Creighton University School of Medicine, com especializações na University of California na San Francisco School of Medicine, na Harvard Medical School e na UCLA School of Medicine. É sócio-fundador e secretário da American Academy of Anti-Aging Medicine e membro da Gerontological Society of America.

..

. .

NOVOS TEXTOS DO SITE

Conheça mais sobre filosofia e espiritualidade indiana

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores Três textos indianos “clássicos” sobre Hatha-Yoga:

· Hatha Yoga Pradipika, por Pedro Kupfer

· Gheranda Samhita, por Gustavo Cunha

· Shiva Samhita, por Pedro Kupfer

Todas estão disponíveis na biblioteca de textos do site Shri Yoga Devi:

http://www.yogadevi.org/textos.html

.

SHAKTI

A Grande Deusa

Nosso espaço Shri Yoga Devi foi concebido com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Shakti, sobre o aspecto feminino da Divindade:

http://www.yogadevi.org/shakti.html

Para isso teremos encontros mensais para apresentarmos os vários aspectos, as várias faces de Devi, "a Grande Deusa", com apresentação de textos e práticas. Nosso primeiro encontro será neste mês de março, com a apresentação do filme "Devi - India Divina", com a abertura e apresentação das próximas atividades. Dia 19 de março às 19 horas.

A partir de Abril teremos encontros mensais sobre a Shakti, o aspecto divino feminino. Em cada mês apresentaremos um dos aspectos de Deví.

Nenhum comentário:

Postar um comentário