domingo, 31 de janeiro de 2010

AGENDA DO ESPAÇO DE YOGA

AGENDA DE FEVEREIRO

Meditação do mês

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas.

Fevereiro: meditação para o Manipura Chakra

Postura: sente-se em postura fácil (sukhasana), com a coluna alinhada. Dobre os cotovelos e coloque as mãos em mudra de oração: todas as partes das palmas da mão se tocam e se pressionam uma contra a outra, com força igual. Focalize o olhar na ponta do nariz. Cante o mantra "humme hum brahm hum" (o canto é feito com a ponta da língua).

Você poderá encontrar o mantra no YouYube: http://www.youtube.com/watch?v=sn37fxGsVV0 Cante "humme" com a ponta da língua e pressione as mãos uma contra a outra, enquanto contrai o ponto do umbigo e relaxe. Cante "hum" outra vez com a ponta da língua e pressione as mãos uma contra a outra enquanto contrai o ponto do umbigo e então relaxe. Cante "brahm" e novamente aplique a pressão nas mãos e contrai o ponto do umbigo e relaxe. Cante "hum" e novamente aplique a pressão nas mãos e contraia o umbigo e relaxe. "A pressão das mãos é uma pressão como as batidas do coração" (Yogue Bhajan)

Tempo: faça esta Meditação somente por 11 minutos.

Para terminar, inspire e retenha a respiração, contraia a região do umbigo e pressione a ponta da língua contra o céu da boca. Retenha 15 segundos e expire. Repita a inspiração, segure o ar enquanto contrai a região do umbigo, pressione a ponta da língua novamente contra o céu da boca e expire. Relaxe.

Quando esta meditação é aperfeiçoada desta maneira, pode ser feita com a contração do chakra da raiz (mulabandha).

"Você precisa de coragem. Você precisa de nervos fortes. Você precisa de sua totalidade." (Yogue Bhajan)

Yoga do Som

Neste mês, a aula de Yoga do Som, no espaço Shri Yoga Devi, será no dia 5 de fevereiro, sexta-feira, às 19 horas. Pede-se de cada participante a contribuição de R$15,00.

As aulas de Yoga do Som compreendem a prática de algumas asanas (posturas), meditações com mantras, canto das vogais, canto de mantras e meditações com o som sagrado do gongo e de tigelas. "Tudo que existe no Universo é Vibração e Som, o mundo é som, é ritmo, é vibração e o nosso corpo também".

O trabalho com o som permite a purificação dos nadís e chakras do corpo, limpeza da memória celular e a elevação da consciência e do nível vibratório do Ser. A abertura do chakra do coração e a conexão com a Alma. Transformação e limpeza dos sentimentos e pensamentos bloqueados, tais como os medos, sentimentos de tristeza, raiva, depressão etc., transformando tudo isso em alegria e paz.

Sadhana

Não teremos Sadhana de Kundalini Yoga no mês de Fevereiro, no espaço Shri Yoga Devi. A Sadhana é indicada para praticantes de Kundalini Yoga ou que já tenha participado de uma sadhana.

Recitaremos o Jap Ji, depois aremos um aquecimento seguido de um Kriya da Kundalini Yoga. Feito isto, daremos uma pausa para o relaxamento, seguido de uma meditação com sete mantras e duração de uma hora. Mas há várias possibilidades e variações de Sadhana, de acordo com a disponibilidade, tempo, e meditação de interesse especifico do praticante. Indicamos vestir roupas leves de algodão e utilizar alguma coisa para cobrir a cabeça. Ligue para saber mais informações.

Satsanga

No dia 06 de Fevereiro, sábado, às 16:00 horas, estamos disponibilizando o espaço Shri Yoga Devi para um Kriya Yoga Satsanga.

A palavra Satsanga significa comunidades dos buscadores da verdade. O praticante de Kriya Yoga encontra-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes anima a pessoa e lhe proporciona insights que a ajudam a progredir. Programação: Faremos a prática do dia; tiraremos dúvidas sobre a prática; discutiremos um programa de estudos e práticas; realizaremos Bhakti Yoga (prática devocional)... e muito mais.

Meditação da Lua Cheia

A Lua Cheia deste mês será no dia 28 de Fevereiro. Tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: http://www.yogadevi.org/agenda.html. Não teremos esta prática neste mês...

VideoYoga de Fevereiro: "Caminhos do Yoga"

Em fevereiro, a sessão de VideoYoga do espaço Shri Yoga Devi apresentará o documentário "Caminhos do Yoga", que registra lugares sagrados e de difícil acesso na Índia, onde são praticadas diversas modalidades de Yoga. A apresentação de VideoYoga será no dia 26 de fevereiro, sexta feira, às 19 horas.
Entrada humanitária: 1 lata de leite em pó para ser doado à acacci (associação capixaba contra o câncer infantil)

A equipe do documentário foi composta pela roteirista Tereza Freire, pelo cinegrafista Vadico Oliveira, pela fotógrafa Lucília Guimarães e pelo professor de Yoga Pedro Kupfer. A intenção inicial era encontrar mestres de Hatha Yoga. Mas o que mais encontraram nas montanhas do Himalaia foi o yoga devocional (o Bhakti Yoga), praticado nos templos, nos rios e nas trilhas de peregrinação. Eles percorreram várias cidades, como Delhi, Rishikesh, Badrinath, Kedarnath e Gangotri.

A equipe viajou em jipes, por estradas precárias na montanha, atravessando desabamentos de terra, chuvas e alagamentos, congestionamentos de muitas horas, caminhando a pé por trilhas e se hospedando em ashrams de diferentes mestres.Em "Caminhos do Yoga" é possível ter a sensação de estar na Índia e presenciar seu caos "organizado", suas cores, cheiros, crenças, contradições. É possível se sentir em um ashram (centro de prática e estudo religioso), assimilar os valores do hinduísmo e receber a benção de um swami (mestre espiritual).

Livro do mês: Os Kriya Yoga Sutras de Patânjali e dos Siddhas. Marshall Govindan Satchidananda

Este livro apresenta uma tradução comentada dos Yoga Sutras de Patañjali, sob o ponto de vista do Kriya Yoga.

Patañjali se refere ao seu Yoga como "Kriya Yoga: Yoga de ação com consciência". Seus Yoga Sutras são considerados universalmente como um dos mais importantes textos sobre Yoga. Mas, até hoje, comentaristas trataram este texto como referência filosófica e ignoraram amplamente suas implicações para a prática de Yoga. Eles também ignoraram o fato de que é um trabalho esotérico e que só iniciados com suficiente experiência anterior poderiam capturar seus significados profundos.

Esta nova tradução acompanhada de comentário fornece um guia prático para a Auto Realização ou a iluminação. Ele explica como aplicar os profundos ensinamentos filosóficos de Patañjali na vida diária, em qualquer situação. Praticar as técnicas de Kriya Yoga é como dirigir um carro possante. Mas, sem um mapa da estrada, muitos estudantes ficariam parados no tráfego ou poderiam chegar a becos sem saída. Agora, pela primeira vez, se apresenta um mapa claro do caminho, que levará os estudantes para destinos inesquecíveis.

Em Tamil Nadul e em outros estados do sul da Índia há uma tradição de adeptos chamados os Siddhas. Eles são reconhecidos por sua longevidade, poderes miraculosos e contribuições culturais marcantes que resistem até hoje; deixaram um grande número de textos literários. Entre eles, o Tirumandiram, escrito pelo Siddha Tirumular que, ao que tudo indica, era co-discípulo de Patañjali.

"Estudo (svadhyaya) sempre foi um aspecto integrante de Yoga. Os estudantes ocidentais, em minha opinião, precisam seguir a prática de yoga mais seriamente. Por sua concisão e foco no que é essencial, os Yoga Sutras se encaixam idealmente para um estudo mais profundo. Sua abordagem é racional, sistemática e filosófica. Em contraste, o Tirumandiram é extático e poético, recheado de preciosas pepitas de experiência yogi e sabedoria. Ambos se complementam lindamente, e seu estudo de forma combinada irá nos iluminar e elevar. O livro de Govindan fornece uma plataforma excelente para tal estudo. Ele escreve a partir de longa experiência com Kriya Yoga e com um amor e respeito profundo por sua herança de yoga... Os Kriya Yoga Sutras de Patânjali e dos Siddhas de Marshall Govindan é um valioso acréscimo ao estudo de yoga em geral, e, em particular, dos Yoga Sutras. Eu recomendo sinceramente. O crescente número de praticantes de Kriya Yoga em todo o mundo, em particular, vão achar este tratado indispensável, mas outros estudantes também se beneficiarão dele". Extraído do prefácio do Dr. Georg Feuerstein, PhD, autor de "Sutras de Patânjali" e "Enciclopédia de Yoga".

Novos textos

Conheça mais sobre filosofia e espiritualidade indiana

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores uma obra fundamental para o estudo da tradição antiga do Yoga: um conjunto de 16 Upanishads do Yoga, traduzidas para o espanhol por Hugo Labate, com o texto em sânscrito, transliterado.

http://www.yogadevi.org/textos.html Chamam-se de Upanishads uma variedade de textos indianos antigos, pertencentes a várias tradições diferentes, escritos em diferentes séculos. Os mais antigos deles estavam associados aos quatro ramos dos Vedas (Rig-Veda, Sama-Veda, Yajur-Veda e Atharva-Veda), estando presente na parte final dessas coletâneas. Porém, depois foram compostos outros textos que também receberam o nome de Upanishad, embora sua conexão com os Vedas seja pouco clara.

Existe uma listagem “tradicional” de 108 Upanishads, que é apresentada na Muktika Upanishad. No entanto, existe um número muito maior de textos com esse nome – mais de 200.

Todas as Upanishads tratam do processo de transformação espiritual ensinado pela tradição indiana, levando a um estado especial chamado moksha ou kaivalya. As Upanishads mais antigas apresentam a filosofia geral que nos permite compreender os conceitos mais importantes dessa tradição espiritual – por exemplo, os conceitos de Brahman (o Absoluto, a Unidade que é superior aos deuses indianos) e de Atman (o Eu mais interno, a natureza divina do ser humano). No entanto, de um modo geral, essas Upanishads antigas não indicam práticas, não tentam ensinar o modo de atingir esse estado de libertação espiritual. As Upanishads do Yoga indicam muitos dos aspectos práticos do Yoga, entendido exatamente como o processo capaz de levar à transformação do ser humano em direção ao estado de moksha ou kaivalya.

Pode-se dizer que as Upanishads do Yoga estão vinculadas ao Yoga Tântrico e à corrente do Hatha Yoga medieval. Há alguns pontos de contato com o Yoga de Patañjali (descrito nos Yoga-Sutras), mas são apresentados vários aspectos que não estão presentes nos Yoga-Sutras, como o uso de mantras e outras técnicas importantes.

O estudo de textos antigos, como as Upanishads do Yoga, permite compreender melhor o significado primordial do Yoga, que não surgiu como uma técnica de mudança física, e sim para auxiliar no caminho indiano de transformação espiritual profunda.

Palestras e Workshops

Em março de 2010 divulgaremos informações sobre as primeiras palestras e workshops deste ano. Aguardem um pouco mais....

Shakti. A Grande Deusa

Nosso espaço Shri Yoga Devi foi concebido com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Shakti, sobre o aspecto feminino da Divindade: http://www.yogadevi.org/shakti.html Para isso teremos encontros mensais para apresentarmos os vários aspectos, as várias faces de Devi, "a Grande Deusa", com apresentação de textos e práticas. Nosso primeiro encontro será em março, com a apresentação do filme "Devi - India Divina", com a abertura e apresentação das próximas atividades.

A partir de Março teremos encontros mensais sobre a Shakti, o aspecto divino feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário