Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas.
Fevereiro: meditação para o Manipura Chakra
Postura: sente-se em postura fácil (sukhasana), com a coluna alinhada. Dobre os cotovelos e coloque as mãos em mudra de oração: todas as partes das palmas da mão se tocam e se pressionam uma contra a outra, com força igual. Focalize o olhar na ponta do nariz. Cante o mantra "humme hum brahm hum" (o canto é feito com a ponta da língua).
Você poderá encontrar o mantra no YouYube: http://www.youtube.com/watch?v=sn37fxGsVV0 Cante "humme" com a ponta da língua e pressione as mãos uma contra a outra, enquanto contrai o ponto do umbigo e relaxe. Cante "hum" outra vez com a ponta da língua e pressione as mãos uma contra a outra enquanto contrai o ponto do umbigo e então relaxe. Cante "brahm" e novamente aplique a pressão nas mãos e contrai o ponto do umbigo e relaxe. Cante "hum" e novamente aplique a pressão nas mãos e contraia o umbigo e relaxe. "A pressão das mãos é uma pressão como as batidas do coração" (Yogue Bhajan)
Tempo: faça esta Meditação somente por 11 minutos.
Para terminar, inspire e retenha a respiração, contraia a região do umbigo e pressione a ponta da língua contra o céu da boca. Retenha 15 segundos e expire. Repita a inspiração, segure o ar enquanto contrai a região do umbigo, pressione a ponta da língua novamente contra o céu da boca e expire. Relaxe.
Quando esta meditação é aperfeiçoada desta maneira, pode ser feita com a contração do chakra da raiz (mulabandha).
"Você precisa de coragem. Você precisa de nervos fortes. Você precisa de sua totalidade." (Yogue Bhajan)
Neste mês, a aula de Yoga do Som, no espaço Shri Yoga Devi, será no dia 5 de fevereiro, sexta-feira, às 19 horas. Pede-se de cada participante a contribuição de R$15,00.
As aulas de Yoga do Som compreendem a prática de algumas asanas (posturas), meditações com mantras, canto das vogais, canto de mantras e meditações com o som sagrado do gongo e de tigelas. "Tudo que existe no Universo é Vibração e Som, o mundo é som, é ritmo, é vibração e o nosso corpo também".
O trabalho com o som permite a purificação dos nadís e chakras do corpo, limpeza da memória celular e a elevação da consciência e do nível vibratório do Ser. A abertura do chakra do coração e a conexão com a Alma. Transformação e limpeza dos sentimentos e pensamentos bloqueados, tais como os medos, sentimentos de tristeza, raiva, depressão etc., transformando tudo isso em alegria e paz.
SadhanaNão teremos Sadhana de Kundalini Yoga no mês de Fevereiro, no espaço Shri Yoga Devi. A Sadhana é indicada para praticantes de Kundalini Yoga ou que já tenha participado de uma sadhana.
Recitaremos o Jap Ji, depois aremos um aquecimento seguido de um Kriya da Kundalini Yoga. Feito isto, daremos uma pausa para o relaxamento, seguido de uma meditação com sete mantras e duração de uma hora. Mas há várias possibilidades e variações de Sadhana, de acordo com a disponibilidade, tempo, e meditação de interesse especifico do praticante. Indicamos vestir roupas leves de algodão e utilizar alguma coisa para cobrir a cabeça. Ligue para saber mais informações.
No dia 06 de Fevereiro, sábado, às 16:00 horas, estamos disponibilizando o espaço Shri Yoga Devi para um Kriya Yoga Satsanga.
A palavra Satsanga significa comunidades dos buscadores da verdade. O praticante de Kriya Yoga encontra-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes anima a pessoa e lhe proporciona insights que a ajudam a progredir. Programação: Faremos a prática do dia; tiraremos dúvidas sobre a prática; discutiremos um programa de estudos e práticas; realizaremos Bhakti Yoga (prática devocional)... e muito mais.
A Lua Cheia deste mês será no dia 28 de Fevereiro. Tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: http://www.yogadevi.org/agenda.html. Não teremos esta prática neste mês...
VideoYoga de Fevereiro: "Caminhos do Yoga"
A equipe do documentário foi composta pela roteirista Tereza Freire, pelo cinegrafista Vadico Oliveira, pela fotógrafa Lucília Guimarães e pelo professor de Yoga Pedro Kupfer. A intenção inicial era encontrar mestres de Hatha Yoga. Mas o que mais encontraram nas montanhas do Himalaia foi o yoga devocional (o Bhakti Yoga), praticado nos templos, nos rios e nas trilhas de peregrinação. Eles percorreram várias cidades, como Delhi, Rishikesh, Badrinath, Kedarnath e Gangotri.
Livro do mês: Os Kriya Yoga Sutras de Patânjali e dos Siddhas. Marshall Govindan Satchidananda
Patañjali se refere ao seu Yoga como "Kriya Yoga: Yoga de ação com consciência". Seus Yoga Sutras são considerados universalmente como um dos mais importantes textos sobre Yoga. Mas, até hoje, comentaristas trataram este texto como referência filosófica e ignoraram amplamente suas implicações para a prática de Yoga. Eles também ignoraram o fato de que é um trabalho esotérico e que só iniciados com suficiente experiência anterior poderiam capturar seus significados profundos.
Em Tamil Nadul e em outros estados do sul da Índia há uma tradição de adeptos chamados os Siddhas. Eles são reconhecidos por sua longevidade, poderes miraculosos e contribuições culturais marcantes que resistem até hoje; deixaram um grande número de textos literários. Entre eles, o Tirumandiram, escrito pelo Siddha Tirumular que, ao que tudo indica, era co-discípulo de Patañjali.
Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores uma obra fundamental para o estudo da tradição antiga do Yoga: um conjunto de 16 Upanishads do Yoga, traduzidas para o espanhol por Hugo Labate, com o texto em sânscrito, transliterado.
Existe uma listagem “tradicional” de 108 Upanishads, que é apresentada na Muktika Upanishad. No entanto, existe um número muito maior de textos com esse nome – mais de 200.
Pode-se dizer que as Upanishads do Yoga estão vinculadas ao Yoga Tântrico e à corrente do Hatha Yoga medieval. Há alguns pontos de contato com o Yoga de Patañjali (descrito nos Yoga-Sutras), mas são apresentados vários aspectos que não estão presentes nos Yoga-Sutras, como o uso de mantras e outras técnicas importantes.
A partir de Março teremos encontros mensais sobre a Shakti, o aspecto divino feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário