domingo, 31 de janeiro de 2010

YOGA PRÉ-NATAL

YOGA PRÉ-NATAL

Yoga para Gestantes

Haverá uma AULA ABERTA sobre Yoga Pré-Natal (Yoga para Gestantes) no dia 06 de Fevereiro às 10:00 horas no espaço de yoga Shri Yoga Devi, em Jardim da Penha, Vitória, ES.

O que é Yoga para Gestantes?

Mulheres que praticam Yoga durante e após a gestação aproveitam todos os benefícios da Yoga, além de inúmeros benefícios específicos na gravidez, a recuperação pós-parto e a criação do vínculo mãe-bebê.

O Yoga para Gestantes trabalha com posturas, respiração, relaxamento e meditação. Todos esses elementos são adaptados para atender às necessidades da gravidez, com total segurança, preparando a futura mãe fisicamente, mentalmente e emocionalmente para a gestação, o trabalho de parto e o pós-parto.

A prática ajuda a futura mãe a criar um ambiente calmo e seguro para sua gestação e seu bebê.

Durante as aulas procuramos aliviar os desconfortos e possíveis dores da gestação, enquanto acalmamos a mente e fortalecemos o corpo e o espírito para esse período único da vida de uma mulher.

Além de ajudar a diminuir o stress e ensinar a relaxar e respirar durante situações difíceis, o Yoga ajuda a mulher a desenvolver força, flexibilidade e resistência, condicionamento que ela precisará durante o parto.

A aula de Yoga Pré-Natal oferece um momento privilegiado de comunicação entre a mãe e seu filho.

No período da gravidez o corpo da gestante muda sem parar. A grávida precisa aprender a se adaptar a este corpo temporário, que exige muito dela. Com a prática de Yoga, a gestante consegue se ajustar progressivamente ao seu novo corpo, conquistando disposição, ficando livre de desconfortos físicos e, principalmente, ela consegue frear seu ritmo e voltar sua atenção para o bebê que cresce no seu ventre, estimulando o estabelecimento de contato e comunicação da mãe com seu filho ao longo dos nove meses.

A gestação é um momento mágico de transformações e com o despertar da maternidade a mulher é invadida por sentimentos ambíguos de alegria e medo, força e vulnerabilidade, com sua beleza desabrochando de forma única.

BENEFÍCIOS:

Muitos desconfortos comuns na gravidez, incluindo a tendência à formação de varizes, as dores nas costas e nas articulações e músculos, podem ser aliviados com exercícios. As mulheres podem aumentar a sua resistência, o que as ajudará enquanto estiverem em trabalho de parto, e podem fortalecer e tonificar os músculos mais afetados durante a gravidez: os músculos da pelve, os abdominais e os lombodorsais.

Um bom programa de exercícios pré-natais pode ainda melhorar a postura, que é seriamente afetada pelo crescimento do útero e pela expansão do abdômen, causando uma inclinação anterior da pelve. Os exercícios para fortalecer os músculos das nádegas, costas, ombros e barriga podem ajudar a manter o corpo alinhado e reduzir o desconforto associado à má postura.

Finalmente, o exercício pré-natal pode aumentar a sensação de bem-estar, controle e consciência do corpo. Pode ajudar a gestante a se sentir confortável com o seu corpo à medida que o bebê cresce em seu útero.

A gravidez é distinguida por uma variedade de ajustes fisiológicos e endócrinos dirigidos para a criação de um bom ambiente para o feto. Muitos sistemas orgânicos da gestante, bem como sua personalidade são intimamente envolvidos neste complexo processo.

A prática de Yoga Pré-Natal produz um aumento nos níveis de energia, com conseqüente bem estar e diminuição da fadiga exagerada, tanto na gestação, quanto no parto e pós-parto; estimula o livre fluxo da corrente sanguínea, permite a chegada de mais oxigênio às células, o que diminui as câimbras; trabalha muito com a coluna (melhora a postura, ajuda a eliminar azia, falta de ar e dores na região lombar); ensina a reconhecer os diferentes tipos de respiração, preparando a gestante para o trabalho de parto; ensina diversas posições a serem adotadas nos períodos de dilatação e expulsão.

As posturas são realizadas em conexão com a respiração. Como a respiração faz a ligação entre corpo e mente, passa-se a observar simultaneamente o corpo e a mente. Além disso, amplia-se a habilidade de focar a atenção sobre certas tarefas e objetivos a serem atingidos (criam-se as bases para o fortalecimento da força de vontade, bem como para as difíceis mudanças de hábito).

A quietude e a auto-observação vão produzindo, na gestante, oportunidades de perceber de forma nova as situações da vida, bem como de descobrir novas maneiras de lidar com as próprias dificuldades emocionais. As diversas práticas de relaxamento podem lhe trazer benefícios espirituais. O nascimento do filho pode ser vivido como uma das mais profundas experiências espirituais da vida.

O Yoga só traz benefícios à saúde da mulher e de seu filho, de maneira alguma prejudica a gestação; mas, é muito importante que os exercícios sejam feitos com o acompanhamento de uma pessoa especializada.

ESTRUTURA DA AULA:

A prática de ioga para gestantes consiste em posturas selecionadas ou adaptadas para se adequarem a Gestante, trabalhando flexibilidade, equilíbrio e concentração. As aulas são compostas por posturas corporais (os asanas), exercícios respiratórios (os pranayamas), relaxamento e meditação. Além de preparar o corpo para o parto, a mente também é preparada por meio de meditações.

Na gravidez, a prática de exercícios é muito particular de gestante para gestante e deve ser adaptada especificamente para cada gravidez. O obstetra é quem deve liberá-la para iniciar exercícios ou continuar. Acreditamos que todas as mulheres possam ter um parto natural, satisfatório e revelador. No entanto nada se consegue sem um adequado preparo. A gravidez não é uma doença, mas um fato natural na vida da mulher. É um período em que o seu organismo passa por várias modificações, assim como a sua mente. A proposta de Yoga para grávidas oferece um espaço e um tempo de reflexão, relaxamento e fortalecimento da auto-estima feminina e a auto-confiança.

A estrutura da aula é semelhante à da aula normal de Yoga, com as seguintes observações:

Antes de 120 dias, a gestante pode fazer Kundalini Yoga normalmente, exceto casos de mulheres que tiveram um aborto natural anteriormente. No entanto, não se fazem algumas práticas como respiração de fogo, posições invertidas ou posturas pesadas. Gestantes devem ser tratadas com muito cuidado, principalmente se é o 1º filho, pois aí não se tem a experiência de como é o comportamento físico daquela mulher durante a gestação.

É importante deixar os exercícios serem regulados pela intuição. Se fizer um exercício e não se sentir bem, não fazer mais.

O ritmo do exercício deve ser mais lento e com respiração profunda.

Ao contrário de uma aula normal de  Yoga onde o professor dá o ritmo e os alunos acompanham, na aula para gestantes o professor aguarda que as mesmas determinem o ritmo.

A respiração é fundamental. Os exercícios respiratórios tomam a maior parte da aula.

A postura de cócoras é muito importante. A gestante pratica com respiração lenta e profunda. Pode ser incluída em todas as aulas, exceto quando sentem o colo do útero frágil, quando se tem dilatação antes da hora e quando se tem sangramento. A postura é importante porque ajuda na dilatação no momento do parto.

A contração do períneo é extremamente importante para gestantes, podendo ser incluída em todas as aulas. Esta contração é importante para a mulher preservar a saúde genital e urinária, evitando a continência urinária. Todas as mulheres devem fazer de cinqüenta a cem contrações genitais por dia e, se a gestante ainda não faz o exercício é um bom momento para começar. Toda aula incluir este exercício, mas deve-se pedir que a gestante coloque a mão sobre o abdome para perceber que a contração não está acontecendo com a musculatura abdominal mas sim no períneo. Quando a musculatura do períneo está fraca, faz a bexiga e os intestinos caírem sobre o útero. Isso tira o útero do lugar, causa varizes, hemorróidas e parto prematuro.

A estrutura da aula de Kundalini Yoga sugerida é a seguinte:

Vários exercícios respiratórios, sendo importante incluir todo dia a respiração alternada. Respirar pela a narina esquerda, trazendo relaxamento pela narina direita, estimula-se a energia do sol vitalizante. Se você está cansado, mais ainda tem atividades para fazer, use a respiração pela a narina direita: ela lhe dará pique para chegar ao fim de suas atividades. A respiração alternada equilibra, por isto é importante fazer o exercício todos os dias.

Contração do períneo e postura de cócoras - todos os dias.

A kriya selecionada (seqüência de asanas de Kundalini Yoga).

Relaxamento: O relaxamento é fundamental pois aprender a relaxar vai ajudar a diminuir a dor na hora do parto. Depois do 5º mês, a gestante não deve relaxar-se de costas. A posição lateral, com o apoio de almofadas é a mais indicada e confortável.

Meditação. Há várias meditações que trabalham o despertar da confiança, a superação do medo, bloqueios do passado, despertar da conexão com o principio divino feminino, Shakti, e muitas outras.

A aula de Yoga só traz benefícios dentro e fora da sala de aula. Os fatores extrínsecos podem ser controlados, mantendo-se um ambiente agradável e aconchegante para a gestante.

O que se pretende com as posturas de Yoga:

- trabalhar a coluna lombar, o períneo e a bacia;

- melhorar a circulação, o transito intestinal e a digestão;

- evitar as varizes;

- equilibrá-la e acalmá-la, para enfrentar uma nova fase da sua vida.

- prepará-la para o parto, e principalmente trazer uma profunda conexão da mãe com o bebê;

- para as grávidas, o trabalho da respiração é fundamental para o conhecimento de si e do seu corpo em interação com o bebê, como também leva um maior aporte de nutrientes para o bebê, através da ativação da energia vital;

- estimula a confiança e segurança necessárias para antes, durante e depois do parto.

ARTIGOS

Há vários artigos interessantes neste site: (http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=711)

Algumas matérias:

· Parabéns! você vai ser mamãe!

· Ioga relaxa gestante

· Alimentos indispensáveis à gestante

· Gravidez: Coma bem para os dois

· A gravidez e a beleza da mulher

· Exercício de relaxamento para gestantes

· O que fazer e o que não fazer durante a gravidez

· A gestação e a importância de uma atividade física adequada

· Principais erros alimentares na gravidez

· Desde cedo, bons hábitos de sono

· As emoções da grávida

· Grávida deve fazer hidroginástica, aconselham médicos

· Gestantes após 35 anos

· Atividade física na gravidez

· Boa forma na gravidez

· Gestação saudável

· Hipertensão na gravidez

· Dor nas costas nas gestantes

· Ioga relaxa gestante

· Shantala

Outros sites interessantes:

Josi Zechineli: www.maternidadeconsciente.com.br  

Amigas da Parto: http://www.amigasdoparto.com.br

Gama: http://www.maternidadeativa.com.br

Núcleo Nove Luas: http://www.nucleonoveluas.com.br

Primaluz: http://www.primaluz.com.br

Doulas: http://www.doulas.com.br

Parto do princípio: http://www.partodoprincipio.com.br

Parto Humanizado: http://www.partohumanizado.com.br

Amigas do Peito: http://www.amigasdopeitos.org.br

Episiotomia: http://www.xoepisio.blogger.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário