sábado, 3 de julho de 2010

INICIAÇÃO DE KRIYA YOGA EM VITÓRIA

Kriya Yoga

27, 28 e 29 de Agosto de 2010 no Espaço Shri Yoga Devi

Palestra aberta dia 27 às 19:00 horas com Sharana Devi

Curso e Treinamento: dia 28 das 9:00 às 19:00 Horas

dia 29 das 9:00 às 17:30 Horas

Investimento: 295,00 Reais

Neste treinamento será ministrado às 18 posturas de Kriya Hatha Yoga, 7 técnicas de Kriya kundalini pranayama, 7 técnicas de kriya Dhyana yoga.

"A Origem do Kriya Yoga"

Essa tradição flui diretamente dos Yoga Siddhas, os perfeitos mestres da Siva Yoga. Kriya Babaji Nagaraj sintetizou sua Kriya Yoga a partir das técnicas ensinadas pelos Siddhas Agastyar e Boganathar.

Babaji ensinou diferentes grupos de kriyas à diferentes discípulos, e atualmente há várias linhas de Kriya Yoga difundidas no mundo.

Essa linha de Kriya Yoga foi ensinada por Babaji a um grande yogi, S. A. A. Ramaiah em 1954 e 1955, perto de Badrinath no Himalaia. Em 1983, o yogi Ramaiah a transmitiu para Marshall Govindan, que desde essa época vem praticando pelo menos 56 horas por semana sem descanso. Foi ele que a ensinou a Sharana Devi, que estará em Vitória no mês de Agosto para ministrar a iniciação na primeira fase, ou grupo de Kriya Yoga.

O que é Kriya Yoga?

Kriya Yoga é "ação com consciência". É um meio de autoconhecimento, de conhecimento da verdade de nosso ser. O Kriya Yoga de Babaji incorpora a "consciência" na prática dos asanas, pranayama, meditação, mantras, mas também nos ensina a incorporar a consciência em todos os pensamentos, palavras, sonhos e desejos, em todas ações. Esse caminho espiritual (sadhana) tem enorme potencial para nos tornar seres humanos mais conscientes. Requer, entretanto, a prontidão do corpo, da mente, do coração e da vontade, para alinhar com o desejo da alma para purificação e perfeição. O sadhana da Kriya Yoga de Babaji é uma conjunto de 144 exercícios e práticas espirituais para auto-realização e transformação em nossos 5 corpos: físico, vital, mental, intelectual e espiritual.

O primeiro objetivo da Kriya Hatha Yoga é o relaxamento físico e mental profundo. O corpo pode se tornar purificado de várias doenças e irregularidades pela asana. A variedade nas asanas garante flexibilidade e leveza no corpo. A prática de 18 posturas (asanas) desperta os centros de energia que estão ao longo da espinha (chakras) e kundalini, nosso poder potencial e percepção.

Através da pratica da Kriya Yoga de Babaji, é possível começar a estudar a si mesmo e a interromper hábitos negativos, desejos, medos e outras formas de perturbações. É possível, gradualmente, estabilizar-se em uma nova perspectiva de testemunha interna, cheia de paz e alegria. À medida que se larga a antiga perspectiva egoísta, sua personalidade é transformada, e começa a experimentar a si mesmo como um instrumento de amor e como uma inteligência superior criativa, encarregado de trazer alegria para outros e tornar o mundo um lugar melhor.

Kriya Yoga de Babaji é uma tradição espiritual, onde é possível "acordar" de "sonhar com seus olhos abertos". É um caminho de auto-realização, que é inclusiva pois integra todas as dimensões de nossas vidas. É um caminho de auto disciplina que torna possível viver no mundo com compaixão e de coração aberto.

Kriya Yoga de Babaji é uma arte científica e união perfeita com a Consciência Suprema e foi revivida pelo grande Mestre da Índia, Babaji Nagaraj, como uma síntese dos ensinamentos milenares da tradição dos 18 Siddhas. Inclui um série de técnicas ou "kriyas" agrupadas em 5 fases ou ramos.

5 ramos de Kriya Yoga de Babaji

Kriya Hatha Yoga: Inclui 18 posturas (asanas) particularmente eficazes ensinadas em estágios e pares. Também consiste de outras asanas (posturas físicas), bandhas (travas musculares) e mudras (gestos) – tudo isso desenvolve uma boa saúde, paz e acorda os principais canais de energia ou nadis e os centros de energia ou chakras. Cuidamos de nosso corpo físico não apenas para nós mesmos, mas como veiculo ou templo do Divino.

Kriya Kundalini Pranayama: O primeiro objetivo dos exercícios de respiração (pranayama) é o de purificar o sistema nervoso e de circular energia através de todos os nervos e canais sutis de energia sem obstrução, lidando mais diretamente com as partes vitais sutis, do sistema nervoso. Os exercícios respiratórios acordam as energias adormecidas e latentes para que circulem através dos 7 chakras entre a base da coluna e a coroa da cabeça, para despertar kundalini e direcioná-la acima pelo sushumna (na coluna). Acorda as faculdades associadas com estes chakras e nos transforma em dínamos nos cinco níveis de existência.

Kriya Dhyana Yoga: É uma serie progressiva de técnicas de meditação para aprendermos a arte da mestria da mente - para limpar o subconsciente, desenvolver a concentração, clareza mental, desenvolver a intuição e fazer surgir o estado de não respiração e comunicação com o Divino – Samadhi.

Exige que a verdade realizada em nossa consciência interna penetre em nossa consciência desperta e se torne efetiva lá. O nível de nossa consciência determina a natureza e qualidade de vida que vivemos. Então, melhor do que tentar evitar pensamentos e cair num vazio, nossas meditações se concentram em métodos dinâmicos de fortalecimento do poder da mente, do poder de visualização e estimular um imediato fluxo de intuição e inspiração, os quais podem serusados em nossa vida. As meditações ajudam-nos a desenvolver nosso poder de concentração, para orientar toda nossa consciência em direção à alma.

Kriya Mantra Yoga: Repetição mental de sons sutis, sílabas semente (bija mantras), que estimulam qualidades divinas, acordam a intuição e o intelecto e os chakras. Limpa as tendências habituais da mente subconsciente, os movimentos do subconsciente; o mantra se torna um substituto para a tagarelice mental centrada no pensamento de "eu", também facilita o acúmulo de enorme quantidade de energia. Essa prática sintoniza todo o ser, direciona a consciência para o Divino, e abre para o fluxo de energia divina e graça.

Kriya Bhakti Yoga: O cultivo da aspiração da alma pelo Divino. Atividades devocionais e serviço para acordar o puro amor Universal Divino e felicidade suprema espiritual, que inclui cantos sagrados, orações, cerimônias, peregrinações e culto a uma forma divina. Gradativamente, todas as atividades de quem pratica vão ficando inundadas com doçura, pois o "amado" é percebido em tudo e em todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário