sábado, 3 de julho de 2010

A CIÊNCIA DA KRIYA YOGA

A ciência do Kriya Yoga
A ciência do Kriya Yoga tem dois aspectos: ciência e yoga. Yoga é a união da alma individual (jivatma) com a alma universal (paramatma), ou a união do homem com o Absoluto, o Divino. É a compreensão clara e perfeita de que Deus permeia todas as coisas e está em nosso interior. Ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. "A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona". O Kriya Yoga é composto de técnicas científicas e baseia-se em resultados obtidos a partir da experiência, equilibra e regenera o corpo, leva ao controle das modificações da mente, visando a união da consciência individual à consciência cósmica para alcançar a libertação. Kriya Yoga é uma ciência antiquíssima que se tornou amplamente conhecida no mundo por intermédio dos discípulos de Mahavatar Babaji Nagaraj, como Lahiri Mahasaya e Paramahansa Yogananda.

A palavra sânscrita Kriya pode ser decomposta em kri+ya, onde a raiz "kri" significa fazer, agir, reagir, realizar um trabalho; a mesma raiz se encontra na palavra karma, o principio natural de ação e reação, causa e feito. Kriya Yoga é união (yoga) com o Infinito por meio de certa ação ou prática (kriya). O praticante liberta-se do karma, do encadeamento em que se sucedem as causas e efeitos. "Ya" significa estar consciente da existência invisível da consciência dentro de cada um e de que ela é quem conduz e realiza as ações. Nesse yoga o praticante executa uma seqüência definida de técnicas fornecida por um guru. São práticas (kriyas) muito potentes. É o Yoga para quem realmente quer "transcender". O sistema consiste em técnicas yóguicas que aceleram o desenvolvimento espiritual e ajudam a alcançar um profundo estado de tranquilidade e comunicação com o divino. Esta é uma contribuição sem par, e imortal, da Índia, ao tesouro de conhecimento do mundo. Os antigos iogues descobriram que o segredo da consciência cósmica se liga intimamente ao domínio da respiração. O Kriya Yogi dirige mentalmente sua energia vital para cima e para baixo, a fim de fazê-la girar em torno dos seis centros espinhais (plexos medular, cervical, dorsal, lombar, sacro e coccígeo) purificando todos os nadis e chakras. Esta antiga técnica iogue converte a respiração em substância espiritual. Nos humanos em sua vida comum, diária, a força vital flui em direção ao mundo externo , e energia é desperdiçada e usada em excesso pelos sentidos. A prática de yoga inverte esse fluxo, a força vital é guiada para o universo interno e para as energias sutis da espinha. Por meio desse reforço na energia vital, o corpo do yogue e sua estrutura cérebro-espinhal são renovados, controla-se a força vital, o corpo e a mente e atinge-se a experiência do infinito.

Por meio das técnicas de Kriya Yoga desbloqueia-se o canal de energia (sushumna nadi) localizado na coluna vertebral e despertamos a kundalini, a energia espiritual, e passamos a compreender a presença da consciência cósmica em todas as nossas ações, em nosso interior, em tudo.

Kriya Yoga e os demais caminhos
O Kriya Yoga incorpora posturas (asanas) do Hatha Yoga com o objetivo de preparar o corpo para a meditação, harmonizar e fazer com que ocorra mais absorção das energias cósmicas. A técnica mais efetiva é o mahamudra. Utiliza os princípios e membros (angas) do "ashtanga yoga" (yoga de oito membros), ou raja yoga (yoga real), principalmente a ciência de pranayamas (técnicas de respiração). A prática do pranayama permite controlar a força vital e a mente e o yogue passa a perceber que todas as atividades no plano denso são manifestações da ação sútil do prana. Com a inversão dos sentidos (pratyahara) pode-se afastar a mente do mundo fisico e dos órgãos dos sentidos. Com a concentração (dharana) concentra a mente em um único ponto. Com a meditação (dhyana) essa concentração flui ininterruptamente e alcança o samadhi, união. Concentação, fixação da mente em um único ponto e transcender os limite da mente formam Dhyana Yoga. Dhyana Yoga é a base de todos os yogas. Sobre as sólidas bases do Kriya Yoga as superestruturas da concentração, meditação e samadhi se estabelecem com êxito. Servir a humanidade sem egoísmo ou expectativa de recompensa é Karma Yoga . Kriya Yoga auxilia o desenvolvimento dessa atitude e leva o yogue a obter a experiência de que em todas as ações a consciência cósmica é o único agente. A percepção de que a consciência cósmica permeia tudo é Jnana Yoga. Jnana leva à percepção clara da verdade, percebe-se o universo pleno acima, abaixo e no meio de consciência, experimenta-se existência, conhecimento e felicidade. Japa, significa repetir um mantra. Mantra Yoga é a união da alma com o divino por meio da repetição do mantra. Esses sons produzem vibrações, a absorção da mente na consciência cósmica por meio das vibrações é Laya Yoga. A japa também faz parte do Kriya Yoga. Uma das técnicas de Kriya Yoga, essencial em Laya Yoga e Mantra Yoga, é a absorção da mente no divino pranava Om, o som cósmico da vibração interior. Os vários ramos de yoga se conectam e levam à meta suprema que é a libertação. Cabe ao praticante perceber qual é o caminho mais indicado às suas características e capacidades pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário