quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AGENDA AGOSTO 2010

MEDITAÇÃO DO MÊS:

Meditação para tranqüilizar a Mente Esta meditação tranqüiliza a mente dentro de 3 minutos. A posição da mão é chamada de "mudra que agrada a mente".

Como fazer: Sente-se em sukhasana (postura fácil) com a coluna reta. Com os cotovelos dobrados, traga as mãos para cima e para dentro até que eles se reunam na frente do corpo ao nível do coração. Os cotovelos devem ser mantidos quase ao nível das mãos. Dobre os dedos indicadores de cada mão em direção à palma da mão. Junte-os entre si de modo que pressionem em conjunto a segunda junta. Os dedos médios ficam esticados e se encontramna ponta dos dedos. Os outros dedos são enrolados para dentro da palma das mãos. Os polegares se encontram na ponta dos dedos. Mantenha esse mudra aproximadamente a 10 centímetros de distancia do corpo, com os dedos estendidos apontando para sua frente. Concentre-se na ponta do seu nariz. Inspire completamente e segure a respiração enquanto repete um mantra de sua escolha 11- 21 vezes. Expire, faça uma retenção com os pulmões vazios e repita o mantra o mesmo número de vezes. Pratique por 3, 7 ou 11 minutos.

LEITURA: Alicia Souto, "A Essência do Hatha Yoga". São Paulo: Editora Phorte, 2009.

Com as traduções dos textos: Hatha Yoga Pradipika - Gheranda Samhita - Goraksha Shataka . Yoga é uma disciplina que, ao longo de três milênios de história, deu origem a muitas correntes de pensamento. De todas, a que ficou mais conhecida no Ocidente é o Hatha Yoga, mas é a que tem o menor número de textos tradicionais traduzidos para as nossas línguas. Existem mais textos e comentários sobre os Yoga Sutras de Patanjali, o Bhagavad Gita e tantos outros sobre Bhakti Yoga, mas quase nada sobre Hatha Yoga. Com esta obra, os praticantes e os interessados nessa antiga disciplina indiana terão uma fonte segura de informação, para que saibam discernir entre o que é moderno e o que pertence à tradição. Todos os dias, novos tipos de Yoga aparecem no "mercado", muitas vezes mais associados a um "produto" de marketing do que propriamente à intimidade da busca interior. Menos de 5% dos praticantes de Hatha Yoga têm acesso aos textos tradicionais que deram origem a esse sistema tão maravilhoso e eficaz para combater as aflições dos dias de hoje. Perceba nesta obra como os antigos ascetas desenvolveram métodos para superar o sofrimento humano. Que este memorável esforço da professora Alicia Souto sirva para atender ao sagrado direito que o ser humano tem de praticar Yoga como Yoga, possibilitando-nos entrar em contato com técnicas que nos levam ao despertar de uma nova consciência.

Alicia Souto é uma pesquisadora tanto da parte aplicada do Yoga quanto da parte literária. Toda motivação e todo suporte para essas investigações vieram do contato que teve com o mundialmente conhecido professor Dr. Manohar Laxman Gharote, que, além de mestre, se tornou seu amigo. Dr. Gharote foi discípulo direto de Swami Kuvalayananda e seguiu à risca o propósito de trazer o Yoga para uma linha acadêmica de estudos criteriosos e aplicáveis à sociedade. A elaboração destes textos foi proveniente de muitos estudos, conversas e discussões realizadas no próprio país de origem, junto com renomados mestres. Alicia visita anualmente a Índia desde 1986, hospedando-se por três meses na escola de Kaivalyadhama, onde, além de aprender e praticar, ensina tudo o que aprendeu com relação à tradição do Yoga.

Os interessados podem também consultar outras traduções destes textos, disponíveis em pdf, no nosso site:

http://www.yogadevi.org/textos.html

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA:

QUANDO: Dia 24 de Agosto, Terça feira, 21:00 horas

Faremos nosso encontro aqui mesmo no

Espaço Shri Yoga Devi. Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: http://www.yogadevi.org/agenda.html

NOVOS TEXTOS:

Yoga Vasishtha

Ensinamentos do sábio Vasishtha ao seu discípulo, o príncipe Rama. Por Valmiki

Seleção de trechos, traduzidos por Gustavo André Cunha.

A obra denominada Yoga Vasistha é um texto espiritual indiano atribuído tradicionalmente ao sábio Valmiki.

Este e outros textos estão disponíveis na biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi:

http://www.yogadevi.org/textos.html

PALESTRAS,CURSOS E EVENTOS:

Iniciação de Kriya Yoga em Vitória, ES
Instrutora: Sharana Devi

QUANDO:

Palestra aberta no dia 27 de Agosto de 2010. Curso nos dias 28 e 29 Agosto

ONDE:

No espaço de yoga Shri Yoga Devi, Edifício Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212, no bairro Jardim da Penha, Vitória, ES

Investimento

: R$ 250,00 (curso). A palestra é gratuita.

CONFIRME A SUA PARTICIPAÇÃO NA PALESTRA GRATUITA OU NO CURSO

LIGUE PARA O TEL: (27) 9815-7820 OU POR E_MAIL shri.yoga.devi@gmail.com

O que é Kriya Yoga?

O objetivo da vida é a felicidade, paz, amor e iluminação. O desejo de perfeição vem do Eu, a imagem Divina, que tenta se expressar através de toda a humanidade.

Kriya Yoga de Babaji é uma arte científica da perfeita união com a Verdade Divina, a Auto-Realização. Tal arte foi recuperada por um grande mestre da Índia, Babaji Nagaraj, como uma síntese de antigos ensinamentos da tradição dos 18 Siddhas.

YOGA VASISHTHA

Yoga Vasishtha

Ensinamentos do sábio Vasishtha ao seu discípulo, o príncipe Rama. Por Valmiki

Seleção de trechos, traduzidos por Gustavo André Cunha

A obra denominada Yoga Vasistha é um texto espiritual indiano atribuído tradicionalmente ao sábio Valmiki. Parece ter sido escrita aproximadamente entre os séculos V e XIV d.C., embora seja difícil datar esse tipo de texto. A obra completa é muito grande, constituída por mais de 30.000 versos. Contém muitas narrativas que apresentam, de forma clara e interessante, os ensinamentos sobre a não-dualidade (Advaita Vedanta), apresentados como fundamento para a compreensão dos objetivos do Yoga. A obra parece ter sofrido influências budistas e tem forte tendência Shivaísta. É um livro muito respeitado, na Índia. É também conhecido por outros nomes: Maha-Ramayana, Arsha-Ramayana, Vasishtha-Ramayana e Vashistha Gita.

A história do texto é ambientada em um encontro entre o sábio Vasishtha e o príncipe Rama. No início da história, o príncipe está retornando ao palácio depois de visitar todo o reino, e parece desanimado, desiludido com o mundo. Seu pai, o rei Dasaratha, conversa com o sábio Vasishtha, falando estar preocupado com seu filho, e o sábio o consola, dizendo que o desânimo aparente de Rama é um bom sinal, por mostrar que ele está se libertando do apego pelo mundo e que está pronto para receber os ensinamentos espirituais. Então, pede que Rama seja chamado, e durante vários dias o instrui sobre os mais profundos conhecimentos, que formam o corpo desta obra.
O ensinamento central, em harmonia com o Vedanta, é o de que apenas existe uma única realidade, Brahman (o Absoluto), que é idêntico ao Eu mais profundo de cada um de nós (Atman), que é o observador, a consciência, a testemunha de tudo. Todo o universo é uma ilusão, e quando se percebe isso, chega-se ao fim de todos os sofrimentos. Não existe a multiplicidade, não existe diferença entre o sujeito e o objeto, existe apenas uma única realidade, uma Unidade.
O Yoga Vasishtha apresenta um vasto conjunto de ensinamentos filosóficos, explica a natureza da consciência humana, discorre sobre a natureza do universo, o processo de libertação espiritual, e a concepção não-dualista da realidade.

INICIAÇÃO DE KRIYA YOGA EM VITÓRIA

Kriya Yoga

27, 28 e 29 de Agosto de 2010 no Espaço Shri Yoga Devi

Palestra aberta: dia 27 às 19:00 horas com Sharana Devi

Curso e Treinamento: dia 28 das 9:00 às 19:00 Horas e dia 29 das 9:00 às 17:30 Horas

Investimento: R$ 250,00 (curso). A palestra é gratuita.

Onde: No espaço de yoga Shri Yoga Devi, Edifício Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212, no bairro Jardim da Penha, Vitória, ES

CONFIRME A SUA PARTICIPAÇÃO NA PALESTRA GRATUITA OU NO CURSO

LIGUE PARA O TEL: (27) 9815-7820 OU POR E_MAIL shri.yoga.devi@gmail.com

Neste treinamento serão ministradas as 18 posturas (Kriya Hatha Yoga), 7 técnicas de respiração (Kriya Kundalini Pranayama), 7 técnicas de meditação (Kriya Dhyana Yoga).

"Iniciação"

A iniciação é um ato sagrado, no qual é dada a um indivíduo a experiência inicial sobre os meios para perceber um pouco da "Verdade". Estes meios são a "kriya" ou "técnica iogue prática", e a Verdade é um portal para o eterno e infinito "UM". Pois esta Verdade vai além de um nome e de uma forma, não pode ser traduzida em palavras ou símbolos. Entretanto, pode ser experimentada, e para isso é necessário um professor que possa compartilhar de sua própria experiência viva da Verdade. A técnica torna-se um veículo através do qual o professor compartilha com o praticante os meios para compreender a Verdade em si mesmo.

A iniciação no Primeiro Nível de Kriya Yoga é transmitida em um seminário intensivo de um final de semana. O praticante aprenderá o sistema de 18 posturas desenvolvidas por Babaji para obter melhor saúde, relaxamento e energia; as 6 fases da poderosa técnica de respiração conhecida como "Kriya Kundalini Pranayama" para acordar e circular as energias sutis; 7 técnicas de meditação para limpar o subconsciente, para dominar a mente e para obter a realização do Self ("Si Mesmo") e da Absoluta Realidade. Nada é cobrado pelas iniciações. São sugeridas contribuições, entretanto, que servirão para cobrir os custos médios envolvidos.

"A Origem do Kriya Yoga"

Essa tradição provém diretamente dos Yoga Siddhas, os perfeitos mestres da Siva Yoga. Kriya Babaji Nagaraj sintetizou sua Kriya Yoga a partir das técnicas ensinadas pelos Siddhas Agastyar e Boganathar.

Babaji ensinou diferentes grupos de kriyas à diferentes discípulos, e atualmente há várias linhas de Kriya Yoga difundidas no mundo.

Essa linha de Kriya Yoga foi ensinada por Babaji a um grande yogi, S. A. A. Ramaiah em 1954 e 1955, perto de Badrinath no Himalaia. Em 1983, o yogi Ramaiah a transmitiu para Marshall

Govindan, que desde essa época vem praticando pelo menos 56 horas por semana sem descanso. Foi ele que a ensinou a Sharana Devi, que estará em Vitória no mês de Agosto para ministrar a iniciação na primeira fase, ou grupo de Kriya Yoga.

sábado, 3 de julho de 2010

AGENDA JULHO DE 2010

Meditação do Mês:
Meditação: QUEM SOU EU?
É uma meditação de Kriya Yoga de Babaji, fruto de sua experiência e união com a Consciência Suprema. É uma meditação orientada. É necessário que seja guiada enquanto se está em um estado relaxado e meditativo, durante o yoganidra por exemplo. Trata-se de uma meditação indagativa no qual há um reconhecimento e identficação do praticante com a Consciência Suprema. A meditação esta postada à parte.
Video Yoga
QUANDO: Sessão de cinema no dia 10 de JULHO, Sábado, às 16:00 horas
Estaremos assistindo os dois últimos capítulos do documentário sobre a tradição cultural e religiosa indiana: "História da India". O documentário foi produzido pela BBC, da Inglaterra, e conta com a participação de Michael Wood (2007). Nessa recente série "A História da Índia", Michael Wood explora os locais antigos que ajudaram a moldar a história e a cultura do Sul da Índia. Junte-se a ele e explore seis lugares surpreendentes, incluindo Patna, que já foi uma vez a maior cidade na Terra; Madurai, uma cidade que tem existido continuamente desde o primeiro milênio a.C., e sinta o coração do comércio da Índia, especiarias e suas histórias.

Satsanga

QUANDO: No dia 10 de Julho, Sábado, 16:00 horas.

No dia 10 de Julho, sábado, às 16:00 horas, estaremos assistindo ao documentário sobre a História da Índia e depois do filme daremos seqüência com o canto de Mantras. A palavra Satsanga significa comunidade dos buscadores da verdade. Todas as pessoas interessadas no Yoga e filosofia indiana, assim como nos Mantras, encontram-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes pode lhes proporcionar insights que ajudam a progredir e aprofundar seus conhecimentos.

Kriya Yoga Satsanga

QUANDO: dia 10 de Julho,sábado,14:00 Horas.

Novos textos Conheça Mais Sobre filosofia e espiritualidade indiana
Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores o texto,

"A Vida Sagrada: Os quatro estágios da Vida dos Brahmanas"

Este novo texto, fornecido para o site Shri Yoga Devi por Roberto A. Martins, apresenta a concepção sobre os quatro estágios de vida (ashramas) das pessoas pertencentes a uma das quatro castas tradicionais da Índia – a dos brahmanas – de acordo, principalmente, com a descrição apresentada no Código de Manu. Na Antigüidade, a Índia possuía um sistema social que previa a possibilidade de vários estágios na vida de um homem – etapas de tipos muito diferentes entre si. Cada um desses estágios era denominado "ashrama" – uma palavra que significava um lugar ou um período de tempo no qual se pratica um grande esforço, para cumprir uma tarefa sagrada. A descrição dos quatro estágios de vida – os quatro ashramas – permite obter uma boa visão sobre toda a concepção de vida humana difundida durante o período antigo, na Índia. Este e outros textos estão disponíveis na biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi:

http://www.yogadevi.org/textos.html

Palestras, cursos e Eventos

Iniciação de Kriya Yoga em Vitória, ES

Instrutora: Sharana Devi QUANDO: Palestra aberta no dia 27 de Agosto de 2010

Curso nos dias 28 e 29 Agosto

Investimento: 250,00 R$

O que é Kriya Yoga?

O objetivo da vida é a felicidade, paz, amor e iluminação. O desejo de perfeição vem do Eu, a imagem Divina, que tenta se expressar através de toda a humanidade.

Kriya Yoga de Babaji é uma arte científica da perfeita união com a Verdade Divina, a Auto-Realização. Tal arte foi recuperada por um grande mestre da Índia, Babaji Nagaraj, como uma síntese de antigos ensinamentos da tradição dos 18 Siddhas.

RETIRO: YOGA E STRESS

O retiro foi um Sucesso.Veja as fotos e depoimentos sobre o retiro no site no link:

http://www.yogadevi.org/retiro1.html

http://www.yogadevi.org/retiro1b.html

http://picasaweb.google.com.br/shri.yoga.devi/Retiro1#

Obrigada à todos que contribuiram para a realização deste evento.

Sat Nam! Namaskar, Namastê! Tashi delek!!!

Leitura: Yoga Verde - Atitudes Sustentáveis para Mudar a Sua Vida e Salvar o Planeta

Georg e Brenda Feuerstein. Editora: Pensamento.

"Yoga Verde" é um livro de importância inestimável. Ele aborda o inter-relacionamento vital da auto-transformação dos seres humanos com a preservação do nosso ambiente natural. A crise do meio ambiente exige que façamos agora o máximo para ajudar a restabelecer o equilíbrio da Terra, para que as gerações futuras possam desfrutar um planeta habitável, capaz de sustentaras suas aspirações terrenas e espirituais. Yoga Verde convoca para a ação todos os praticantes de Yoga, para que convertam os ensinamentos da sabedoria yogue num estilo viável de vida "verde", que trata com profundo respeito tanto o ambiente interno quanto o externo. Yoga Verde examina os inúmeros problemas que estamos enfrentando: o aquecimento global e o escurecimento global; a poluição da terra, da água e do ar; a alarmante taxa de extinção em massa das espécies; o desmatamento, a perda do solo arável, o esgotamento da água potável e assim por diante. Os autores também explicam de maneira clara e objetiva o que é indispensável fazer agora para minimizar a degradação ambiental, bem como para corrigir o que está acontecendo com o nosso planeta. Trata-se de uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que pretenda incluir na sua prática diária de Yoga atitudes sadias para com todos os seres vivos e o meio ambiente.

Shakti - A Grande Deusa

QUANDO: No dia 9 de Julho, 6a feira, às 19:00 horas

Palestra sobre a Shakti (a Grande Deusa indiana) no Espaço Shri Yoga Devi. "Quem é (ou o que é) a Shakti? A Shakti e o caminho do Tantra, um dos aspectos do grande Deusa, Shri Yoga Devi", com apresentação de textos e mantras. O espaço de yoga Shri Yoga Devi foi concebido com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Shakti, sobre o aspecto feminino da Divindade: http://www.yogadevi.org/shakti.html

Meditação da Lua Cheia:

QUANDO: Dia 26 de Julho, segunda feira, 20:30 horas

Faremos nosso encontro aqui mesmo no Espaço Shri Yoga Devi. Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: http://www.yogadevi.org/agenda.html

A CIÊNCIA DA KRIYA YOGA

A ciência do Kriya Yoga
A ciência do Kriya Yoga tem dois aspectos: ciência e yoga. Yoga é a união da alma individual (jivatma) com a alma universal (paramatma), ou a união do homem com o Absoluto, o Divino. É a compreensão clara e perfeita de que Deus permeia todas as coisas e está em nosso interior. Ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. "A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona". O Kriya Yoga é composto de técnicas científicas e baseia-se em resultados obtidos a partir da experiência, equilibra e regenera o corpo, leva ao controle das modificações da mente, visando a união da consciência individual à consciência cósmica para alcançar a libertação. Kriya Yoga é uma ciência antiquíssima que se tornou amplamente conhecida no mundo por intermédio dos discípulos de Mahavatar Babaji Nagaraj, como Lahiri Mahasaya e Paramahansa Yogananda.

A palavra sânscrita Kriya pode ser decomposta em kri+ya, onde a raiz "kri" significa fazer, agir, reagir, realizar um trabalho; a mesma raiz se encontra na palavra karma, o principio natural de ação e reação, causa e feito. Kriya Yoga é união (yoga) com o Infinito por meio de certa ação ou prática (kriya). O praticante liberta-se do karma, do encadeamento em que se sucedem as causas e efeitos. "Ya" significa estar consciente da existência invisível da consciência dentro de cada um e de que ela é quem conduz e realiza as ações. Nesse yoga o praticante executa uma seqüência definida de técnicas fornecida por um guru. São práticas (kriyas) muito potentes. É o Yoga para quem realmente quer "transcender". O sistema consiste em técnicas yóguicas que aceleram o desenvolvimento espiritual e ajudam a alcançar um profundo estado de tranquilidade e comunicação com o divino. Esta é uma contribuição sem par, e imortal, da Índia, ao tesouro de conhecimento do mundo. Os antigos iogues descobriram que o segredo da consciência cósmica se liga intimamente ao domínio da respiração. O Kriya Yogi dirige mentalmente sua energia vital para cima e para baixo, a fim de fazê-la girar em torno dos seis centros espinhais (plexos medular, cervical, dorsal, lombar, sacro e coccígeo) purificando todos os nadis e chakras. Esta antiga técnica iogue converte a respiração em substância espiritual. Nos humanos em sua vida comum, diária, a força vital flui em direção ao mundo externo , e energia é desperdiçada e usada em excesso pelos sentidos. A prática de yoga inverte esse fluxo, a força vital é guiada para o universo interno e para as energias sutis da espinha. Por meio desse reforço na energia vital, o corpo do yogue e sua estrutura cérebro-espinhal são renovados, controla-se a força vital, o corpo e a mente e atinge-se a experiência do infinito.

Por meio das técnicas de Kriya Yoga desbloqueia-se o canal de energia (sushumna nadi) localizado na coluna vertebral e despertamos a kundalini, a energia espiritual, e passamos a compreender a presença da consciência cósmica em todas as nossas ações, em nosso interior, em tudo.

Kriya Yoga e os demais caminhos
O Kriya Yoga incorpora posturas (asanas) do Hatha Yoga com o objetivo de preparar o corpo para a meditação, harmonizar e fazer com que ocorra mais absorção das energias cósmicas. A técnica mais efetiva é o mahamudra. Utiliza os princípios e membros (angas) do "ashtanga yoga" (yoga de oito membros), ou raja yoga (yoga real), principalmente a ciência de pranayamas (técnicas de respiração). A prática do pranayama permite controlar a força vital e a mente e o yogue passa a perceber que todas as atividades no plano denso são manifestações da ação sútil do prana. Com a inversão dos sentidos (pratyahara) pode-se afastar a mente do mundo fisico e dos órgãos dos sentidos. Com a concentração (dharana) concentra a mente em um único ponto. Com a meditação (dhyana) essa concentração flui ininterruptamente e alcança o samadhi, união. Concentação, fixação da mente em um único ponto e transcender os limite da mente formam Dhyana Yoga. Dhyana Yoga é a base de todos os yogas. Sobre as sólidas bases do Kriya Yoga as superestruturas da concentração, meditação e samadhi se estabelecem com êxito. Servir a humanidade sem egoísmo ou expectativa de recompensa é Karma Yoga . Kriya Yoga auxilia o desenvolvimento dessa atitude e leva o yogue a obter a experiência de que em todas as ações a consciência cósmica é o único agente. A percepção de que a consciência cósmica permeia tudo é Jnana Yoga. Jnana leva à percepção clara da verdade, percebe-se o universo pleno acima, abaixo e no meio de consciência, experimenta-se existência, conhecimento e felicidade. Japa, significa repetir um mantra. Mantra Yoga é a união da alma com o divino por meio da repetição do mantra. Esses sons produzem vibrações, a absorção da mente na consciência cósmica por meio das vibrações é Laya Yoga. A japa também faz parte do Kriya Yoga. Uma das técnicas de Kriya Yoga, essencial em Laya Yoga e Mantra Yoga, é a absorção da mente no divino pranava Om, o som cósmico da vibração interior. Os vários ramos de yoga se conectam e levam à meta suprema que é a libertação. Cabe ao praticante perceber qual é o caminho mais indicado às suas características e capacidades pessoais.

INICIAÇÃO DE KRIYA YOGA EM VITÓRIA

Kriya Yoga

27, 28 e 29 de Agosto de 2010 no Espaço Shri Yoga Devi

Palestra aberta dia 27 às 19:00 horas com Sharana Devi

Curso e Treinamento: dia 28 das 9:00 às 19:00 Horas

dia 29 das 9:00 às 17:30 Horas

Investimento: 295,00 Reais

Neste treinamento será ministrado às 18 posturas de Kriya Hatha Yoga, 7 técnicas de Kriya kundalini pranayama, 7 técnicas de kriya Dhyana yoga.

"A Origem do Kriya Yoga"

Essa tradição flui diretamente dos Yoga Siddhas, os perfeitos mestres da Siva Yoga. Kriya Babaji Nagaraj sintetizou sua Kriya Yoga a partir das técnicas ensinadas pelos Siddhas Agastyar e Boganathar.

Babaji ensinou diferentes grupos de kriyas à diferentes discípulos, e atualmente há várias linhas de Kriya Yoga difundidas no mundo.

Essa linha de Kriya Yoga foi ensinada por Babaji a um grande yogi, S. A. A. Ramaiah em 1954 e 1955, perto de Badrinath no Himalaia. Em 1983, o yogi Ramaiah a transmitiu para Marshall Govindan, que desde essa época vem praticando pelo menos 56 horas por semana sem descanso. Foi ele que a ensinou a Sharana Devi, que estará em Vitória no mês de Agosto para ministrar a iniciação na primeira fase, ou grupo de Kriya Yoga.

O que é Kriya Yoga?

Kriya Yoga é "ação com consciência". É um meio de autoconhecimento, de conhecimento da verdade de nosso ser. O Kriya Yoga de Babaji incorpora a "consciência" na prática dos asanas, pranayama, meditação, mantras, mas também nos ensina a incorporar a consciência em todos os pensamentos, palavras, sonhos e desejos, em todas ações. Esse caminho espiritual (sadhana) tem enorme potencial para nos tornar seres humanos mais conscientes. Requer, entretanto, a prontidão do corpo, da mente, do coração e da vontade, para alinhar com o desejo da alma para purificação e perfeição. O sadhana da Kriya Yoga de Babaji é uma conjunto de 144 exercícios e práticas espirituais para auto-realização e transformação em nossos 5 corpos: físico, vital, mental, intelectual e espiritual.

O primeiro objetivo da Kriya Hatha Yoga é o relaxamento físico e mental profundo. O corpo pode se tornar purificado de várias doenças e irregularidades pela asana. A variedade nas asanas garante flexibilidade e leveza no corpo. A prática de 18 posturas (asanas) desperta os centros de energia que estão ao longo da espinha (chakras) e kundalini, nosso poder potencial e percepção.

Através da pratica da Kriya Yoga de Babaji, é possível começar a estudar a si mesmo e a interromper hábitos negativos, desejos, medos e outras formas de perturbações. É possível, gradualmente, estabilizar-se em uma nova perspectiva de testemunha interna, cheia de paz e alegria. À medida que se larga a antiga perspectiva egoísta, sua personalidade é transformada, e começa a experimentar a si mesmo como um instrumento de amor e como uma inteligência superior criativa, encarregado de trazer alegria para outros e tornar o mundo um lugar melhor.

Kriya Yoga de Babaji é uma tradição espiritual, onde é possível "acordar" de "sonhar com seus olhos abertos". É um caminho de auto-realização, que é inclusiva pois integra todas as dimensões de nossas vidas. É um caminho de auto disciplina que torna possível viver no mundo com compaixão e de coração aberto.

Kriya Yoga de Babaji é uma arte científica e união perfeita com a Consciência Suprema e foi revivida pelo grande Mestre da Índia, Babaji Nagaraj, como uma síntese dos ensinamentos milenares da tradição dos 18 Siddhas. Inclui um série de técnicas ou "kriyas" agrupadas em 5 fases ou ramos.

5 ramos de Kriya Yoga de Babaji

Kriya Hatha Yoga: Inclui 18 posturas (asanas) particularmente eficazes ensinadas em estágios e pares. Também consiste de outras asanas (posturas físicas), bandhas (travas musculares) e mudras (gestos) – tudo isso desenvolve uma boa saúde, paz e acorda os principais canais de energia ou nadis e os centros de energia ou chakras. Cuidamos de nosso corpo físico não apenas para nós mesmos, mas como veiculo ou templo do Divino.

Kriya Kundalini Pranayama: O primeiro objetivo dos exercícios de respiração (pranayama) é o de purificar o sistema nervoso e de circular energia através de todos os nervos e canais sutis de energia sem obstrução, lidando mais diretamente com as partes vitais sutis, do sistema nervoso. Os exercícios respiratórios acordam as energias adormecidas e latentes para que circulem através dos 7 chakras entre a base da coluna e a coroa da cabeça, para despertar kundalini e direcioná-la acima pelo sushumna (na coluna). Acorda as faculdades associadas com estes chakras e nos transforma em dínamos nos cinco níveis de existência.

Kriya Dhyana Yoga: É uma serie progressiva de técnicas de meditação para aprendermos a arte da mestria da mente - para limpar o subconsciente, desenvolver a concentração, clareza mental, desenvolver a intuição e fazer surgir o estado de não respiração e comunicação com o Divino – Samadhi.

Exige que a verdade realizada em nossa consciência interna penetre em nossa consciência desperta e se torne efetiva lá. O nível de nossa consciência determina a natureza e qualidade de vida que vivemos. Então, melhor do que tentar evitar pensamentos e cair num vazio, nossas meditações se concentram em métodos dinâmicos de fortalecimento do poder da mente, do poder de visualização e estimular um imediato fluxo de intuição e inspiração, os quais podem serusados em nossa vida. As meditações ajudam-nos a desenvolver nosso poder de concentração, para orientar toda nossa consciência em direção à alma.

Kriya Mantra Yoga: Repetição mental de sons sutis, sílabas semente (bija mantras), que estimulam qualidades divinas, acordam a intuição e o intelecto e os chakras. Limpa as tendências habituais da mente subconsciente, os movimentos do subconsciente; o mantra se torna um substituto para a tagarelice mental centrada no pensamento de "eu", também facilita o acúmulo de enorme quantidade de energia. Essa prática sintoniza todo o ser, direciona a consciência para o Divino, e abre para o fluxo de energia divina e graça.

Kriya Bhakti Yoga: O cultivo da aspiração da alma pelo Divino. Atividades devocionais e serviço para acordar o puro amor Universal Divino e felicidade suprema espiritual, que inclui cantos sagrados, orações, cerimônias, peregrinações e culto a uma forma divina. Gradativamente, todas as atividades de quem pratica vão ficando inundadas com doçura, pois o "amado" é percebido em tudo e em todos.

MEDITAÇÃO: QUEM SOU EU?

É uma meditação de kriya Yoga de Babaji, fruto de sua experiência e união com a Consciência Suprema.

Meditação: Quem Sou Eu?

Eu sou Existência - Conhecimento - Bem-aventurança absoluta. Sou Aquele por natureza. Eu não posso ser outra coisa senão Aquele, assim como eu sou somente Aquele sem começo nem fim. Esta é minha natureza real inata. Eu sou o Ser Absoluto e Supremo, tanto dentro quanto fora da finitude. Eu sou o a Verdade, eterna e permanente. Eu sou o Único, todo em Mim Mesmo: ninguém existe salvo Eu dentro e através de tudo o que existe. Eu sou eternamente a própria Existência Absoluta, Eu sou o Um imutável em meio a todas as mudanças. Eu sou o Sem-Forma em todas as formas. A mudança está ligada à forma, e forma é rotulada com mudanças, mas Eu estou além das duas. Eu não sou suscetível a todas as doenças da carne que existem rastejando sobre os pés da forma e mudança. Eu sou a unidade aqui, ali, e em todos os lugares a qualquer hora, por todos os tempos.   Onde existe felicidade exceto na realização perfeita do Um sem um dois? Sinto que sou a própria felicidade. Eu sou toda a Bem-Aventurança. Eu sou toda a alegria. É somente Minha Bem-Aventurança que está sendo sentida e desfrutada por todo o mundo numa brilhante magnitude, consciente ou inconscientemente. Toda a Bem-Aventurança é Infinidade e Infinidade é toda a Bem-Aventurança. Eu sou, na verdade, Brahman, o princípio básico, do qual todo o universo parece ter surgido. Eu sou o mesmo em cada um e em tudo. Eu sou toda a paz e toda a calma dentro de Mim Mesmo. Eu sou toda a natureza do Ser, Brilho e Bem-Aventurança Absoluta. Não há nada, nem sequer uma parcela de dúvida sobre isso. Esta é Minha Verdade eterna. Eu sou a Única Entidade Monística Permanente num mundo feito de fragmentos de ilusão, de modificações instáveis e efêmeras, e do esplendor do ouro dos tolos. Eu me coloco no coração da ilusão desiludida.   Eu sou sempre constante e inabalável em todas as quedas e deslizes. Eu sou sempre firme em todas as transitoriedades. Eu sou a Única Verdade eterna em toda a falsidade. Eu sou a pura Bem-Aventurança da Perfeita Liberdade. Eu sou a vida simples da Eternidade. Eu sou a Única Luz da verdade eterna. Eu sou o amor virgem da Imortalidade. Eu sou a essência de Infinidade que a tudo permeia. Eu sou a respiração Única de toda a natureza. Eu sou Verdade, Liberdade, Luz e Amor. Eu sou Eternidade, Imortalidade e Infinidade. Eu sou o Um sem o Dois, o Todo e o Todo em Tudo. Eu sou a Suprema sabedoria. Eu sou o mais sutil dos sutis, e a personificação da Própria Indivisibilidade. Eu sou o terno Conhecedor da trindade, ou seja, sujeito, objeto e suas relações, e também sou seu pano de fundo fundamental sobre o qual eles se expressam no plano relativo e dissolvem-se no plano absoluto. Eu brilho no sol, na lua, nas estrelas e em todo o universo. Eu sou o sol dos sóis. Eu sou a luz do cristal no sol e a pureza virginal na lua. Eu sou a centelha cintilante das estrelas e o precipício que sustenta o universo. Eu sou Atman sem forma, de eterna Bem-Aventurança, e incapaz de divisões. Eu sou eternamente imaculado. Eu sou o Um que a tudo permeia, ilimitado pelo tempo e espaço, puro e sagrado por minha própria natureza.   Eu sou a infinidade e a casa do conhecimento imortal e da Liberdade perfeita. Eu sou o Absoluto, a Bem-Aventurança eterna, permeando todos os lugares, dentro e fora. Eu sou a única, pura, imutável e uniforme essência ou entidade, que não nasce nem morre. Eu sou o princípio da existência dinâmica além do alcance da imaginação, destituída de toda a dualidade e unidade. Eu sou nem inacessível nem acessível ao conhecimento, nem sou limitado nem livre. Também não sou quem faz nem quem desfruta. Eu sou o Um e o Todo e sou eternamente Todo-Eu-Mesmo. Ninguém mais existe. Eu sou a Bem-Aventurança monística, que não se contradiz e sem atributos. Eu estou além da concentração, da meditação, do Yoga, e de outras práticas. Eu sou indivisível e da natureza da consciência auto-resplandecente. Eu sou a consciência da Realidade, que não admite diferenciação. Eu sou todo-inclusivo, constituo o objetivo último e a autoconsciência, pura e simples. Eu sou absolutamente não-dual em minha natureza. Eu sou, na verdade, Brahman, sem diferença, sem mudança e da natureza da Realidade, Conhecimento e Bem-Aventurança. Eu pulso em cada coração, vejo em cada olho, sorrio em cada flor, brilho na luz e no trovejar dos relâmpagos. Eu vôo com as folhas, uivo nos ventos. Eu sou a Sabedoria dos sábios, a Força dos fortes, e o Heroísmo dos heróis.   Eu sou o Um no todo e o Todo em um. Eu sou a Personalidade Impessoal de todo o universo. O que pode Me amedrontar? Eu não me importo com as leis da natureza. A morte é uma brincadeira para Mim. Eu sou o Si-Mesmo Infinito, Eterno e Imortal. Nem o fogo pode Me queimar, nem a água Me dissolver, nem o ar Me secar, nem uma espada Me perfurar. Eu sou aquele Si-Mesmo Supremo diante do qual a magnitude dos sóis e luas e seus sistemas se parecem com grãos insignificantes no oceano e diante do qual a glória do espaço se funde com o nada, o tempo se esvai na não-existência, e as leis de causa e efeito diminuem até o vazio. A verdade flui de Mim assim como a luz irradia do Sol e como a fragrância emana de uma flor. Eu preencho e faço vibrar o mundo todo com esta única verdade de Liberdade, Minha Divindade. Eu sou a Bem-Aventurança transcendental, a inteligência Absoluta, a Suprema Síntese da Consciência que brilha no santuário de cada coração. Eu sou a divina harmonia interior do universo na serena tranqüilidade da alma. Eu sou a música una de toda a vida na mais profunda das profundezas. Eu sou o indescritível e imutável Atman, o princípio dinâmico da Existência e o oceano infinito de eterna Alegria. Em minha presença todos os céus e infernos são eclipsados e todo o universo é uma mera bolha sempre pronta para estourar.

terça-feira, 25 de maio de 2010

AGENDA JUNHO 2010

Meditação do Mês:

Meditação para manejar o stress

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asanas ou kriyas, que podem ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas. A prática de kundalini yoga é precedida por dois mantras: Ong namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes, veja música no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0&feature=related). Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se a prática cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Meditação para manejar o stress

Iniciamos a prática com as mão unidas no centro do peito, olhos fechados e fazendo 3 a 11 minutos de Agni Pranayama (respiração de fogo). Para finalizar, inspirar e reter o ar com a contração inferior (mulabandha) por 10 segundos.

Após essa primeira etapa damos início à meditação propriamente dita.

Postuta e Mudra: Coluna alinhada e polegares juntos com os demais dedos fechados em direção ao centro das palmas. O mudra deve ficar entre a região do coração e o umbigo.

Posição dos olhos: Focar os olhos na ponta do nariz.

Respiração e Mantra: Inspirar em 4 partes e na expiração cantar wahey guru wahey wahey wahey guru 4 vezes (pronuncia-se uarrei guru uarrei uarrei uarrei guru) Mantenha-se com os sentidos abertos durante a prática, mantenha o foco.

Assista ao vídeo com a meditação no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=yUves3x1mZ8&feature=related

Satsanga QUANDO: No dia 26 de JUNHO, Sábado, 16:00 horas.

No dia 26 de JUNHO, sábado, às 16:00 horas, estaremos assistindo ao documentário sobre a História da Índia e depois do filme daremos seqüência com o canto de Mantras. A palavra Satsanga significa comunidade dos buscadores da verdade. Todas as pessoas interessadas no Yoga e filosofia indiana, assim como nos Mantras, encontram-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes pode lhes proporcionar insights que ajudam a progredir e aprofundar seus conhecimentos.

Video Yoga

Sessão de cinema dia 26 de JUNHO, Sábado, às 16:00 horas

Estaremos assistindo uma parte do documentário em seis capítulos sobre a tradição cultural e religiosa indiana: “História da India”. Assistiremos mais dois capítulos. O documentário foi produzido pela BBC, da Inglaterra, e conta com a participação de Michael Wood (2007). Nessa recente série "A História da Índia", Michael Wood explora os locais antigos que ajudaram a moldar a história e a cultura do Sul da Índia. Junte-se a elee explore seis lugares surpreendentes, incluindo Patna, que já foi uma vez a maior cidade na Terra; Madurai, uma cidade que tem existido continuamente desde o primeiro milênio a.C., e sinta o coração do comércio da Índia, especiarias e histórias.

Novos textos

Conheça Mais Sobre filosofia e espiritualidade indiana

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores . Este Mês, otexto é o Vocabulário de todos os termos em sânscrito que aparecem nos Yoga-Sutra de Patañjali, em português, por Roberto de A. Martins.Esse vocabulário esclarece o significado de todas as palavras dessa obra fundamental do Yoga tradicional indiano, e é de grande utilidade para os que querem se aprofundar no estudo dessa tradição do Yoga.

Este e outros textos estão disponíveis na biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi: http://www.yogadevi.org/textos.html

Palestras, cursos e Eventos
Nos dias 03, 04, 05 e 06 de Junho

CORPUS CHRISTI Em junho teremos, no Feriado de Corpus Christi, um Retiro nas montanhas:

Retiro de Yoga e Stress: Transformando Stress em Vitalidade.

Veja mais informações aqui:

http://www.yogadevi.org/retiro1.html

Leitura:

AS VIRTUDES DO YOGA.

Antigos ensinamentos para esta época de crise global Autor: Georg Feuerstein São Paulo: Editora Pensamento, 2009

Este livro esclarece o que significa a moralidade e a maturidade em termos tradicionais yogues e no contexto da cultura contemporânea. Feuerstein mostra que os ensinamentos antigos do Yoga têm uma relevância singular em nossa época de crise global. Ao mesmo tempo, ele oferece uma crítica vigorosa ao movimento contemporâneo do Yoga. Esta obra, repleta de revelações surpreendentes, é leitura obrigatória a todos que aspiram à compreensão ou prática do autêntico Yoga.

Milhões de pessoas praticam Yoga pensando apenas em seus benefícios físicos, como melhorar a saúde e ter um corpo mais bonito. No entanto, o Yoga indiano original tinha outros objetivos e se preocupava com aspectos como ética. O Yoga é uma tradição espiritual preocupada com o desenvolvimento pessoal e tem o fim último de uma auto-transcendência. De acordo com Georg Feuerstein, é impossível ser um bom yogi ou yogini sem ser também uma indivíduo moralmente maduro.

Neste livro, Feuerstein chama a atenção para essa outra dimensão do Yoga. "Todo Yoga genuíno é construído sobre a base firme de uma moralidade integral. É impossível ser um bom yoqin ou yogini sem ser também um indivíduo maduro em termos morais." No entanto, o tipo de ética ou moralidade do antigo Yoga tem características muito especiais, que Feuerstein apresenta seguindo a tradição dos Yoga-Sutra de Patañjali. Segundo essa antiga abordagem, um dos aspectos essenciais do Yoga é constituído por proibições e obrigações que possuem aspectos éticos, como ser autêntico (não mentir), não praticar violência, não se apropriar do que pertence aos outros, contentar-se com o que é necessário, e castidade. Pode-se pensar que essas virtudes antigas já não têm sentido no século XXI, mas Feuerstein procura mostrar como esses princípios morais são importantes no nosso mundo atual.

O autor do livro, Georg Feuerstein, é doutor em História da Religião, internacionamente conhecido por seus estudos sobre a tradição do Yoga. É autor da premiada "Enciclopédia de Yoga" e de várias outras obras, entre elas "A Tradição do Yoga". Em 2004 Feuerstein se mudou dos Estados Unicos para o Canadá e passou a se dedicar também a questões ambientais, tendo recentemente escrito a respeito do "Yoga Verde" como um dos caminhos para a solução das crises contemporâneas.

Shakti - A Grande Deusa

No dia 25 de Junho, às 19:30 horas, teremos nosso primeiro encontro sobre a Shakti (a Grande Deusa indiana) no Espaço Shri Yoga Devi. Começaremos por apresentar a Shakti e seus aspectos mais conhecidos, as várias faces de Devi, "a Grande Deusa", com apresentação de textos e mantras. Veremos também o cronograma para os próximos encontros.

O espaço de yoga Shri Yoga Devi foi concebido com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Shakti, sobre o aspecto feminino da Divindade: http://www.yogadevi.org/shakti.html

Meditação da Lua Cheia:

Dia 26 de JUNHO, sabádo. Faremos a meditação da lua cheia no satsanga. Se tivermos um grupo de no minímo 11 pessoas faremos o circulo de cura de kundalini yoga. Trata-se de uma meditação que deve ser feita apenas na lua cheia.

Faremos nosso encontro aqui mesmo no Espaço Shri Yoga Devi. Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: http://www.yogadevi.org/agenda.html