domingo, 2 de maio de 2010

SATSANGA E VÍDEO YOGA

Satsanga e Vídeo Yoga Juntos

Para promover e ampliar a participação de todos em nossos encontros agora estamos unindo a apresentação de documentários sobre yoga e sobre a Índia com os encontros de satsanga.

Os encontros estão abertos para todos que recebem esta newsletter e demais pessoas que tenham acesso ou simplesmente saibam e que queiram vir conhecer.

Conversaremos sobre o filme, estudaremos, cantaremos mantras. Traga suas perguntas, textos sobre yoga, livros... A proposta é estudarmos e aprofundar nossos conhecimentos juntos.

Nosso Satsanga será no dia 8 de Maio às 16 horas e o Documentário é sobre a história da India da BBC com Michael Wood.

Mas o que é Satsanga?

Satsanga é ficar em companhia de pessoas que possuem o conhecimento claro de sua própria natureza absoluta, ou daquelas que buscam esse mesmo conhecimento. Sanga significa associação, sat significa a verdade, tanto a nível relativo, como falar o que é correto, como a verdade absoluta revelada nos Vedas. O momento do encontro do professor com alunos pode ser acompanhado de conversas na forma de perguntas/respostas ou canções devocionais cantadas em conjunto. Esses momentos são importantes fontes de inspiração para os que valorizam o conhecimento de si mesmo e desejam viver suas vidas dedicados à aquisição do autoconhecimento. Através da elucidação de dúvidas, colocadas pela própria pessoa e por outros, nasce maior clareza de entendimento. O ambiente informal e até mesmo alegre e fraterno, diferente da seriedade da sala de aula, oferece um apoio às pessoas alí reunidas que têm para si o mesmo objetivo.

Esses encontros podem acontecer uma ou mais vezes por semana, porém, o melhor satsanga não é um encontro semanal, mas os momentos diários em companhia de valores universais, como a verdade e a não-violência, e da consciência do dharma, do papel a ser cumprido por cada um, a escolha adequada das suas ações.

Conviver todos os dias com pessoas que querem descobrir em si mesmas os valores que conduzem ao conhecimento (chamados jñána, conhecimento, no capítulo XIII da Bhagavad Gítá), que desejam escutar, refletir e meditar sobre o Átman, o Ser Imutável, é o satsanga ideal. Este convívio é a inspiração, o estímulo e auxílio para a aquisição do autoconhecimento, para encontrar meios para antahkaranasuddhih, a preparação da mente, e jñánanistha, a clareza e firmeza do conhecimento.

Além de conviver constantemente com outros que também desejam o Absoluto, melhor ainda é o contato direto com pessoas que vivem a realização do Átmabrahman, pessoas cujas vidas são o próprio exemplo da plenitude do conhecimento. Nosso grande mestre de Vedanta, Sri Adi Shankaracarya, diz no seu conhecido texto Bhaja-Govindam:

Satsangatve Nissangatvam Nissangatve Nirmohatvam Nirmohatve Niscalatattvam Niscalatattve Jivanmuktah

Na companhia daqueles que buscam a Verdade, nasce o desapego. Com o desapego, a ilusão se vai. Quando a ilusão se vai, a Realidade Imutável torna-se clara. Com o conhecimento da Realidade Imutável, o indivíduo torna-se liberado ainda em vida. Satsanga, a associação com pessoas que desejam o Sat, o Real, o Ilimitado, conduz a nissanga, a ausência da necessidade de estar sempre em companhia de pessoas e dependendo da presença dos objetos. A ausência dessa necessidade nasce da análise, do questionamento, que é viveka, que tem como conseqüência vairagya, o desapego natural e gradual, isto é, a ausência da ilusão e a presença da clareza mental para apreciar o seu verdadeiro Ser. Essa compreensão resolve a pergunta original do ser humano: quem sou eu? Para onde caminho? Respondendo a essas questões, a pessoa está liberada do sofrimento de se ver limitada e dependente de pessoas e objetos para preencher constantemente suas lacunas, num processo sem fim de insatisfação e desejo de vir a ser diferente. O satsanga é o primeiro movimento para a busca de si mesmo.

Texto extraído do site de Glória Arieira: http://www.vidyamandir.org.br/ gloria5.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário