domingo, 2 de maio de 2010

Agenda Maio 2010

AGENDA MAIO 2010
Meditação do Mês
Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asanas ou kriyas, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas.
A prática de Kundalini Yoga é precedida por dois mantras; Ong Namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes, veja música no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0&feature=related); realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se a prática cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).
Meditação de Kundalini Yoga para reverter quadros de depressão
Esta meditação pode curar depressão. Quando alguém chega até você com uma história de depressão, não fique de fora, dizendo-lhes que você tem seus próprios problemas. Em vez disso, ajude-o a sair de seu estado depressivo com essa meditação. Essa é uma das melhores maneiras para curar esse vazio dentro de si.
Como fazer
Sente-se numa postura meditativa confortável. Coloque as mãos de volta para trás com os dedos apontando para fora de seu corpo em um nível entre o centro do coração e o centro da garganta. Certifique-se que estão se tocando, dorso das mãos juntos. Seus pulsos estão a cerca de 6 centímetros de distância do seu corpo. Seus antebraços devem permanecer tão paralelos ao chão quanto possível. Seus polegares paralelos um ao outro. Esta situação cria uma grande tensão na parte de trás da mão.
Foco do olhar na ponta do nariz ou no lábio superior. Inspire profundamente e cante Wahay Guroo (pronuncie Uarrei Guruu) 16 vezes na expiração. Um ciclo completo dura cerca de 20-25 segundos.
Comece a praticar com 11 minutos. Você pode aumentar gradualmente o tempo até chegar a 31 minutos.

Satsanga

QUANDO: No dia 08 de Maio, Sábado, 16:00 horas.

No dia 08 de Maio, sábado, às 16:00 horas, estaremos assistindo ao documentário sobre a história da India e depois do filme daremos seqüência com o canto de Mantras. A palavra Satsanga significa comunidades dos buscadores da verdade. Todas as pessoas interessadas no yoga e filosofia Indiana, assim como nos Mantras, encontram-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes pode lhe proporciona insights que a ajudam a progredir e aprofundar seus conhecimentos.

Video Yoga

Sessão de cinema dia 08 de Maio, Sábado, às 16:00 horas

Estaremos assistindo ao documentário em seis capítulos sobre a India: “História da India”. Assistiremos dois capítulos. O documentário foi produzido pela BBC, da Inglaterra. A história da Índia, com Michael Wood (2007). Em sua mais recente série 'The Story of India ", Michael Wood explora os locais antigos que ajudaram a moldar a história e a cultura do sul da Índia. Junte-se a ele e explore seis lugares surpreendentes, incluindo Patna, que já foi uma vez a maior cidade na Terra; Madurai, uma cidade que tem existido continuamente desde o primeiro milênio a.C., e sinta o coração do comércio da Índia, especiarias e histórias.

Novos textos

Conheça Mais Sobre filosofia e espiritualidade indiana

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores . Este Mês, o texto é o Devi Gita.
"Devi Gita" significa "Cântico da Deusa". É um texto constituído pelos últimos dez capítulos da sétima parte (Skandha) do Devi Bhagavata Purana, escrito no século XI d.C. É uma obra que descreve a Grande Deusa Indiana, com aspectos devocionais e filosóficos. A maior ênfase do Devi Gita é, no entanto, devocional, enfatizando sempre uma necessidade do amor pela Deusa, no caminho espiritual de desenvolvimento de homens e mulheres.

Este e outros textos estão disponíveis na biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi:

Palestras, cursos e Eventos

Nos dias 03, 04, 05 e 06 de Junho

CORPUS CHRISTI

Em junho teremos, no Feriado de Corpus Christi, um Retiro nas montanhas:

Retiro de Yoga e Stress: Transformando Vitalidade em Stress.

Veja mais informações aqui:

Leitura: Cadernos do Yoga

O espaço Shri Yoga Devi agora está distribuindo os "Cadernos do Yoga".

Os Cadernos de Yoga são uma publicação trimestral que leva até você o conhecimento milenar do Yoga. Nos Cadernos você encontra artigos sobre ásanas, traduções de mantras e de textos clássicos, Vedanta, Ayurveda, Simbolismo Védico, listas de escolas de todo o Brasil, agendas de eventos e muito mais.
A primeira edição foi lançada no verão de 2004 e desde então há um novo número a cada estação do ano. Hoje há assinantes em todas as regiões do Brasil e em Portugal. Além disso, a sua distribuição é dirigida a escolas de Yoga.
Atualmente os Cadernos são uma das principais publicações do mundo especializadas em Yoga e cultura védica. A pubilcação é útil tanto para praticantes iniciantes que desejam aprofundar seus conhecimentos no Yoga, quanto a professores experientes que desejam uma ferramenta de estudo e de embasamento prático.
A edição de outono de 2010 traz matérias tais como:

O sadhana no Hatha Yoga

Entrevista com o Prof. Hermógenes

As Mudras do Hatha Yoga

A história do Yoga no Brasil

Guia Ético para professores de Yoga

Os Asanas no Yoga

Natarajasana

Shiva Manasa Puja: Adoração mental ao Senhor Shiva

Sivaratri, a noite de Shiva

Tripura Sanhara

Acesse o site:

Shakti - A Grande Deusa

Nosso Espaço Shri Yoga Devi foi concebido com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Shakti, sobre o aspecto feminino da Divindade: http://www.yogadevi.org/shakti.html

Para isso teremos encontros mensais para apresentarmos os vários aspectos, as várias faces de Devi, "a Grande Deusa", com apresentação de textos e práticas. Em Maio não teremos encontro, mas em Junho haverá um encontro sobre a Shakti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário