domingo, 2 de maio de 2010

DEVI GITA

.

Tradução completa para o espanhol

Asociación Gayatri Vedanta Yoga

"Devi Gita" significa "Cântico da Deusa". É um texto constituído pelos dez últimos capítulos da sétima parte (Skandha) do Devi Bhagavata Purana, escrito no século XI d.C. É uma obra que descreve a Grande Deusa indiana, incluindo aspectos devocionais e filosóficos. A maior ênfase do Devi Gita é, no entanto, devocional, enfatizando sempre a necessidade do amor pela Deusa, no caminho de desenvolvimento espiritual de homens e mulheres.

No início do Devi Gita, o devoto Janamejaya pergunta ao grande sábio Vyasa sobre a luz suprema que brilha no topo do monte Himalaia. Vyasa então conta a história do demônio (Asura) Taraka, que tinha conseguido um dom de somente poder ser morto pelo filho de Shiva. Porém, a esposa de Shiva (Sati) tinha morrido, e portanto não havia nenhum modo de matar Taraka. Os principais deuses (Devas) ficam assustados e se dirigem ao Himalaia, onde pedem à Grande Deusa que nasça e se case com Shiva, para que Taraka possa ser derrotado. Então a Deusa Poderosa (Shakti) apareceu diante deles e lhes concedeu o dom de nascer novamente, manifestando-se sob a forma da Deusa Dourada (Gauri), filha do Himalaia. O monte Himalaia ficou muito comovido, ao ouvir que Ela, cujo ventre contém milhões de universos, estava para se tornar sua filha. Ele então lhe pede: "Conte-me sobre sua natureza, e declare como é o Yoga, acompanhado por Bhakti (devoção) e Jñana (sabedoria), de acordo com os escritos sagrados (Shruti), que podem permitir que você e eu nos tornemos Um." Atendendo ao pedido do monte Himalaia, Devi o instrui a respeito dela própria.

Devi declara, então, que antes da criação do universo e da multiplicidade de seres, Ela era a única entidade existente, Ela era o Brahman supremo, sob forma de consciência pura. Então ela descreve o desenvolvimento dos diversos corpos ou camadas do Eu Supremo, que fica envolto pela Magia divina (Maya). Depois ela mostra ao Himalaia e a todos os Devas as suas formas (tanto as assustadoras quanto as atraentes). Por fim, ela apresenta um resumo das práticas de Yoga e de Bhakti (devoção) que permitem atingi-la.

O Devi Gita apresente ensinamentos profundos, de forma simples e atraente. É um dos principais textos da tradição Shakta, que valoriza a Deusa acima de todos os Deuses.

======================================

A Deusa disse: Eu imagino todo o universo, tudo o que se move ou que é imóvel, pelo poder de minha Magia (Maya). No entanto, essa Magia não é uma coisa separada de Mim; esta é a verdade suprema... Todo este universo está penetrado por Mim em todas as direções, ó Monte (Himalaia). Eu sou o Senhor, e o Espírito Cósmico; e Eu própria sou o Corpo Cósmico. Eu sou Brahma, Vishnu, e Rudra (Shiva), assim como Gauri, Brahmi e Vaishnavi. Eu sou o Sol e as estrelas, e Eu sou a Senhora das estrelas. Eu sou todas as espécies de pássaros e animais; também sou o ladrão e aquele que não tem casta. Eu sou o malfeitor e a má ação; Eu sou o benfeitor e a ação virtuosa. Eu sou sem dúvida a mulher e o homem, e também sou sem sexo. E seja qual for a coisa que você veja ou ouça, Eu permeio essa coisa, residindo sempre dentro e fora dela. Nada existe que se mova ou que não se mova, que não Me contenha, pois se Eu estivesse ausente, seria inexistente, como o filho de uma mulher estéril. Assim como uma corda pode parecer uma serpente ou uma guirlanda, do mesmo modo Eu posso aparecer sob a forma do Senhor e com outras aparências. Não há dúvidas sobre isso. O universo não pode aparecer sem uma base subjacente. Assim, o universo surge apenas através de meu próprio Ser, e não de qualquer outra forma.

======================================

Tradução para o espanhol, da Asociación Gayatri Vedanta Yoga. Disponível na biblioteca de textos do espaço de yoga Shri Yoga Devi:

http://www.yogadevi.org/textos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário