domingo, 3 de janeiro de 2010

KUNDALINI YOGA.....*O Yoga da Consciência*

KUNDALINI YOGA

A pratica de Kundalini Yoga promove uma rápida transformação do seu corpo e mente.

Todos os benefícios (relaxamento, alongamento, concentração, desintoxicação do corpo...) adquiridos com as demais praticas de Yoga são conquistados com maior rapidez através da pratica de Kundalini Yoga.

Inicialmente Kundalini Yoga é um termo genérico podendo ser aplicado á todo sistema de Yoga que utilize técnicas para mobilizar a energia corporal (prana). Ou ainda toda escola que, através de diversas estratégias vise em última instância despertar a Shakti Kundalini, para juntamente com a Concentração e a Meditação facilitar a transcendência da mente e do ego. Esta é a maneira de trabalhar do Hatha Yoga e do Tantra Yoga por isso podemos dizer genéricamente que estas Vias são um tipo de Kundalini Yoga.

No entanto, há uma Tradição ancestral do Kundalini Yoga que foi preservada desde há mais de 7.000 anos, pela transmissão oral, e que se apresenta com este nome. Um Representante desta Tradição, Yogui Bhajan, veio para o ocidente no final dos anos 60 com o objetivo de ensinar publicamente e utilizando uma metodologia que qualquer pessoa pudesse praticar.

Esta Escola contém elementos do Bhakti Yoga, Jnana Yoga, Nada Yoga, Raja e Karma Yoga transmitidos por Guru Nanak, cujo Ensino pretendia mostrar que a mística Islâmica e a Hindu eram em essência a mesma Verdade, que habita e é, a Identidade de todo Ser Humano.

O Kundalini Yoga inclui Posturas e Movimentos, Pranayamas, Bandhas, Mudras, Mantras, Prathyahara, Dharana, Dhyana, Danças Meditativas, Sat Nam Rasayam ( transmissão de energia pelas mãos), Kriyas de Vênus ( meditação em duplas). As práticas são organizadas em Kriyas (série de exercícios) que atuam sobre toda a estrutura orgânica e psíquica. O propósito é limpar e fortalecer os sistemas nervoso, glandular, energético (nadís e chakras), e desenvolver o corpo em todos os seus níveis e áreas da consciência. Assim com a prática regular do sadhana composto de Kriyas e Meditações, o fluir de Kundalini (consciência) ocorre de forma serena e o único sintoma que se sente é a expansão da consciência. Acordar o ser humano para a sua própria plenitude, para o SER, para o seu potencial criativo, valores e virtudes, é o propósito do Kundalini Yoga, por isso Yogui Bhajan o chama de "Yoga da Consciência".

Descrição básica de alguns elementos do Kundalini Yoga:

Posturas e Movimentos – Os Exercícios envolvem Movimentos ou posturas estáticas, combinados com respiração profunda e vigorosa. A duração de cada exercício é especificada. Um conjunto de exercícios é chamado de Kriya. Os Kriyas fazem parte da Tradição do Kundalini Yoga e se o Instrutor escolher um determinado Kriya deve executa-lo até o final, sem alterar a ordem ou exceder o tempo de cada exercício. Os exercícios atuam sobre os sistemas nervoso, glandular, circulatório, digestivo e influenciam todo o metabolismo orgânico, direcionando o fluxo da energia (prana) pelos meridianos, chakras, corpos energéticos e consciência.

Pranayamas – Pranayamas são técnicas de absorção e direcionamento do Prana (Energia Vital) através da respiração. O Kundalini Yoga emprega uma grande diversidade de técnicas respiratórias. A respiração é rítmica e a intensidade pode se adequar às condições de saúde, emoção e consciência do praticante. O Kundalini Yoga usa de forma precisa e científica a respiração para mudar as condições de Energia e Consciência.

Bandhas – São compressões de determinadas regiões do corpo (plexos e glândulas), visando atuar sobre a circulação dos pranas internos. Essa atuação pode ter como objetivo a mudança de direção, o estímulo ou a alteração da intensidade do fluxo energético para determinadas áreas do sistema prânico. A finalidade última dos bandhas é criar efeitos energéticos que afetam os chakras, os corpos sutis e naturalmente o estado de consciência. Além disso, causam feitos fisiológicos benéficos sobre as glândulas e os órgãos envolvidos nas compressões.

Mudrás – Mudrá é aquilo que mantém o poder. No caso do Yoga são gestos com as mãos, dedos, ou até mesmo com o corpo todo. Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético, contendo o prana em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia, e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre o estado de consciência. Em geral são usados em combinação com pranayama, mantra e concentração.

Mantra – O poder do mantra decorre do fato de que ele expressa em forma de palavra e de som o seu significado. Uma palavra-mantra é a expressão sonora de uma realidade. Ao se entoar a palavra entra-se em contato com a realidade significada no mantra. O Mantra no Yoga visa criar um estado de harmonia corpo-emoção-mente que facilite o despertar de um estado de Ser atemporal, realizando assim o propósito essencial do Yoga. Já foi observado em laboratório que os mantras atuam inclusive no plano celular, ordenando a órbita dos elétrons e interferindo positivamente nas funções orgânicas. No plano emocional e mental os mantras atuam dissipando a negatividade das energias emanadas pelos conteúdos psicológicos, ajudando a dissipar os padrões negativo do subconsciente.

Venha praticar Kundalini Yoga e perceba em seu próprio corpo todos os benefícios e bem estar proporcionados por essa pratica.

Um comentário:

  1. Muito boas as informações e apresentação do blog! vou te ligar para fazer uma aula contigo, beijo! amo Kundalini yoga

    ResponderExcluir